O que quer dizer a palavra digital em anatomia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Impressões digitais são linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas uma finalidade fisiológica: apreensão. Se elas não existissem, a pele seria lisa e não teríamos a aderência necessária para segurar objetos sem que escorregassem.

Impressão digital (tecnicamente datilograma ou dermatoglifo) é o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos.

Nos dedos das mãos e dos pés existem pequenas ondulações compostas por “cristas” e “sulcos” que formam um padrão único denominado impressões digitais, as quais representam o mecanismo de identificação por biometria mais popular e difundido do mundo, até o momento.

As impressões digitais representam padrões de sulcos e elevações nos dedos e outras partes da palma das mãos e dos pés humanos (papilas epidérmicas), os quais desenham marcas na pele que são únicas para cada indivíduo da nossa espécie (Homo sapiens).

As impressões digitais são fatores únicos que realmente possibilitam a diferenciação dos seres humanos. Elas possuem seu início de formação ainda no período de gestação, e os desenhos são tão únicos que digitais de pessoas diferentes nunca serão iguais.

Que apresenta dados, resultados ou indicações sob forma numérica, por oposição a analógico (ex.: máquina digital; relógio digital; o som analógico é depois convertido em digital).

Maioritariamente, as nossas digitais podem dividir-se em quatro tipos consoante a sua forma, arco, presilha interna, presilha externa e verticilo.

Cole um pedaço de fita adesiva transparente sobre a impressão digital. Use um pedaço grande o suficiente para deixar um espaço extra no canto, o que vai facilitar a puxada. Em seguida, puxe a fita cuidadosamente. Se tudo der certo, o pó vai estar grudado na fita, com o formato da impressão do dedo.

Em termos simples, é um método de impressão que transfere uma imagem para um papel especial usando tinta e calor e através da calandra a imagem do papel é transferida em sua totalidade para o tecido.

Impressão digital genética, ou genetic fingerprint do inglês, é a característica do DNA que permite diferenciar cada indivíduo, relacionado ou não, a partir de uma amostra qualquer que contenha material genético. Nos nossos cromossomos temos nosso material genético.