O que pode ser quando as fezes estão muito grossas?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Fezes endurecidas e secas típicas da constipação ocorrem quando a peristalse está muito lenta e o intestino absorve muita água. Causas comuns de constipação: Baixa ingesta de fibra. Baixa ingesta de água.

As causas mais comuns desse tipo de fezes são hemorroidas, fissuras anais, retenção ou atraso da defecação e uma história de prisão de ventre crônica e esses casos podem levar ao aparecimento de síndrome do intestino irritável devido à pressão contínua de fezes grandes nas paredes intestinais.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Assim, ao constatar o fecaloma no exame, primeiramente o medico faz o toque, pelo ânus, para quebrar a massa endurecida de fezes e retirar o que for possível. Logo em seguida, são aplicadas lavagens intestinais com clister glicerinado, uma mistura de soro e glicerina que facilita a expulsão.

Alimentos açucarados são muito conhecidos por causar constipação intestinal, consequentemente o ressecamento nas fezes. Isso porque o açúcar e a gordura, dois ingredientes muito presentes em doces, são de difícil digestão, o que pode impactar diretamente o trânsito intestinal, tornando-o mais lento.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

É importante observar as fezes. Se notar alterações na forma e consistência, como sangue, parasitas e muco, e desconforto abdominal e/ou na região anal, a recomendação é procurar o coloproctologista.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais. Medicamentos: laxantes e óleo mineral.

Dulcolax

Dulcolax® Comprimidos é um laxante estimulante adequado para o alívio dos sintomas da prisão de ventre ocasional.

Como fazer limpeza intestinal?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

mamão

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.