O que piora a próstata?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

De acordo com alguns estudos, está comprovada a relação entre a alimentação e o desenvolvimento de cancro da próstata ou outras patologias urológicas. O risco aumenta, sobretudo com o consumo excessivo de gorduras saturadas e alimentos processados.

melancia

Para os homens, a melancia pode ser uma grande aliada quando o assunto é saúde da próstata. A fruta contém altos níveis de licopeno e citrulina, os quais ajudam a reduzir a inflamação e reparar danos à próstata.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.

Causas da hiperplasia de próstata
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Os remédios caseiros para a próstata aumentada são o suco de tomate, o saw palmetto, a urtiga e as sementes de abóbora, já que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Definitivamente, um dos alimentos bons para próstata que você não pode deixar de incluir em seu plano alimentar são os famosos peixes de água fria. Nessa lista, entram espécies deliciosas e bastante tradicionais na culinária contemporânea, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e a truta, por exemplo.

Tomate. Este alimento ajuda a prevenir a Prostatite (inflamação da próstata), Hiperplasia Benigna da Próstata (aumento do volume da glândula da próstata) e tumores na Próstata graças ao licopeno, uma substância antioxidante e anti-inflamatória que lhe dá a cor vermelha.

Saiba que um alimento popular dos brasileiros tornou-se aliado dos homens nessa cuidado. Sim! O consumo de ovo ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar. Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade; Evitar alimentos ácidos, picantes e outros semelhantes.