Que tipo de exercício é bom para próstata?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 19 votos

“Estudos indicam que a prática regular de exercícios físicos, como a musculação e exercícios aeróbios, pode ajudar a prevenir o aparecimento do câncer de próstata, e contribui para o ganho de massa muscular, força e capacidade funcional daqueles pacientes que se submetem à terapia de supressão hormonal” explica o ...

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

O ideal é praticar exercício físico durante 30 a 60 minutos por dia, vários dias por semana. Pode fazê-lo através de uma caminhada em passo acelerado, andando de bicicleta, fazendo natação ou hidroginástica. Qualquer atividade física é boa para se manter ativo.

Exercícios físicos no tratamento do câncer de próstata
Os exercícios são benéficos também aos pacientes que passam por um tratamento de câncer de próstata. Fazem parte das terapias complementares durante o tratamento, que buscam proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Contrair os músculos do assoalho pélvico por 3 a 5 segundos; Relaxar os músculos do assoalho pélvico por cerca de 3 a 5 segundos; Realizar 10 contrações e relaxamentos seguidas dos músculos do assoalho pélvico; Retomar o exercício, fazendo pelo menos 8 a 10 séries de 10 contrações/relaxamento todos os dias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.

Sementes de abóbora: são fonte de ômega-3, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, o que podem ser fundamentais para diminuir os sintomas de próstata aumentada. Em um artigo publicado em 2019, 60 homens com sintomas de HPB fizeram o uso do extrato da semente de abóbora uma vez ao dia antes de dormir por três meses.

melancia

Para os homens, a melancia pode ser uma grande aliada quando o assunto é saúde da próstata. A fruta contém altos níveis de licopeno e citrulina, os quais ajudam a reduzir a inflamação e reparar danos à próstata.

Definitivamente, um dos alimentos bons para próstata que você não pode deixar de incluir em seu plano alimentar são os famosos peixes de água fria. Nessa lista, entram espécies deliciosas e bastante tradicionais na culinária contemporânea, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e a truta, por exemplo.

A idade e o componente genético são os principais fatores de risco estabelecidos para a hiperplasia prostática. Com o envelhecimento, a glândula tende a crescer devido às alterações hormonais do homem. – Obesidade. O aumento da glândula da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos.