O que os jovens fazem na adolescência?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.7 / 5 14 votos

Normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmos interesses, os mesmos gostos e desejos, a fim de uma identificação menos conflitante e mais amigável. Nessa etapa da vida é comum tentar se afastar da família, pois essa já não lhes satisfaz em relação aos interesses sociais.

A juventude na atualidade
Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.

Do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade e o fim do crescimento físico, com alterações ao nível dos órgãos sexuais e de características como a altura, o peso e a massa muscular. É também um período de grandes alterações ao nível do crescimento e maturação do cérebro.

Mudanças sociais
Ao desenvolver mais a capacidade de raciocínio, o adolescente assume novas responsabilidades e papéis, tornando-se um novo ser social. Logo, seu comportamento também se altera. No ambiente doméstico, os momentos de lazer são substituídos por tarefas adultas.

Alguns jovens percebem o mundo exatamente como ele é: cheio de problemas, desigualdades e as mais diferentes necessidades para uma grande parte da população. Mais do que entender as injustiças e dificuldades, esses jovens trazem soluções, abraçam causas e tomam iniciativas relevantes que fazem muita diferença.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Nesta etapa costumam aparecer momentos de dificuldades, confusão e irritação, além de estados de tristeza, revolta e angústia. “Entretanto, estas mesmas mudanças também produzem entusiasmo, desafios e crescimento. O seja, se trata de um período de oportunidades e riscos”, explica a psicóloga Rosiclea Doroti Rodrigues.

O uso de drogas, álcool e cigarro, comportamentos sexuais de risco e conduta antissocial foram os temas mais investigados nos estudos. Foi possível identificar a epidemiologia dos comportamentos de risco e os fatores de risco e proteção nas dimensões pessoais, interpessoais e contextuais.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.