O que o rato falou para ratoeira?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - Desculpe-me Senhor Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Senhor será lembrado nas minhas orações. O rato dirigiu-se à vaca.

Uma fábula antiga conta que em uma fazenda vivia um rato, que tinha sua toca dentro da casa do fazendeiro. Um belo dia amanheceu e o rato, ao sair da toca, se deparou com uma caixa trazida pelo fazendeiro, muito curioso ficou à espreita esperando que alguém abrisse a caixa e revelasse o que havia em seu interior.

Nesta fábula podemos refletir sobre como nossas omissões e nossa falta de sensibilidade política podem nos prejudicar. Um rato olhando pelo buraco da parede, viu o fazendeiro e a mulher abrindo um pacote. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado.

Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos: "Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa."

Os porcos são umas das espécies mais antigas de animais de fazenda. Eles foram domesticados pelo homem antes mesmo das vacas, há cerca de seis mil anos.

O ratinho, que não estava muito longe do lugar, foi ver de perto o que estava acontecendo. Quando chegou, se deparou com o leão preso na armadilha, no mesmo momento o ratinho, com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão. Moral: uma boa ação ganha a outra.

Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Moral. Falar é uma coisa, fazer é outra. Não basta apenas ter idéias e planejar, mas a execução é fundamental para se atingir os objetivos. A ideia nunca será de quem tem, mas de quem a coloca em prática.

O que sustentava a união dos ratos no inicio da história era o sonho que todos tinham de “socializar o queijo”, que por sua vez, era protegido por seu inimigo comum, “o gato malvado” que não permitia que nenhum rato se aproximasse do almejado queijo.

Ao longo do dia, os ratos se escondem na toca para fugir dos predadores. O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.

Os ratos possuem hábito noturno. Isto significa que eles saem em busca de alimento somente durante a noite, uma vez que é o período mais fácil de obter alimento e menos perigoso também.