O que não pode comer quando está com herpes?

Perguntado por: emoreira2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Por outro lado, fuja da arginina, substância que pode estimular a multiplicação viral. Evite chocolate, amendoim, nozes, café, arroz integral, passas, aveia, pão integral, coco, aveia, milho, alimentos processados e refrigerantes.

Em caso de ferida, a médica explica ainda que é importante evitar alimentos ácidos, como laranja, limão, lima, abacaxi, pimenta e vinagre, que podem aumentar o desconforto e a dor.

Outro cuidado a ser tomado é, durante as crises, evitar alimentos como castanhas, nozes, avelã, gergelim, amêndoas, amendoim, milho, coco, uva, aveia, trigo ou suco de laranja, pois são ricos no aminoácido arginina, que aumenta a replicação do vírus.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes.

É recomendado evitar alimentos que contêm arginina, porque ela é uma substância que colabora para a replicação do vírus. Alguns exemplos são as castanhas, cacau, feijão, queijo, presunto e aveia”, orienta a profissional.

O herpes é uma infecção viral que pode se manifestar com lesões na boca ou nos genitais. A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

herpes são basicamente frutas e legumes como: Mamão, beterraba, manga, damasco, maçã, pera, figo, abacate e tomate. combate do vírus da doença.

O tratamento deve ser realizado por sete dias. As doses recomendadas são: Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia. A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas.

Depois da primeira infecção (primária), o vírus do herpes permanece dormente (latente) no corpo, no entanto, quando nosso sistema imunológico está em condições negativas, ele pode reaparecer. Assim, o surgimento de herpes pode ser um indício de imunidade baixa.

Se já tens herpes, não tens como pará-lo. Aquilo que podes fazer é acelerar o processo de cicatrização. Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente.

Alguns nutrientes podem interferir no desencadeamento do vírus, estimulando ou não o aparecimento de novas feridas. Dentre estes encontram-se dois aminoácidos essenciais:arginina e lisina. Os estudos mostram que a arginina é capaz de estimular o vírus do herpes.

O tratamento dos quadros agudos de herpes é feito na maior parte das vezes com Aciclovir, medicamento que é capaz de impedir que do material genético do vírus se multiplique, e consequentemente, melhorando o quadro clínico.

Um conselho importante é investir em preparações e ingredientes que contenham o aminoácido lisina, que ajuda a “por um freio” na ação do vírus. Boas alternativas são carnes, frango, peixes, ovos, leites, iogurtes, queijos, abacate, mamão, figo, beterraba e cordeiro.