Qual o melhor exame para herpes?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Um exame de sangue PCR para herpes pode distinguir entre infecções por HSV-1 e HSV-2, tornando este teste útil para determinar qual vírus está causando a infecção da pessoa. O teste de PCR é o principal método de teste de amostras de líquido cefalorraquidiano.

Exames de sangue determinarão apenas que a pessoa teve contato com o vírus (exames sorológicos) ou que possui vírus circulando no sangue (testes moleculares). Os anticorpos específicos contra o herpes costumam aparecer no sangue após 12 semanas do contato.

» Um teste rápido para detecção qualitativa de anticorpos IgM contra o vírus Herpes Simplex 1/2 (HSV 1/2); » Amostras: Soro ou Plasma; » Resultados em 15 minutos.

Herpes provoca feridas, dor e ardência na pele
“Há ardência e dor local. É nessa fase que ele é contagioso e pode ser confundido com candidíase, herpes zoster e pênfigo”, alerta a médica. Na primeira vez que surgem, os sintomas são mais intensos e o paciente pode apresentar até mesmo febre.

Em 6x de R$140,70 no Cartão.

“O herpes simples é a principal causa de úlceras na região genital. Porém, existem outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que também podem causar úlceras nesta região, como sífilis, cancro mole, linfogranuloma venéreo e donovanose”, cita a especialista.

A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.

Herpes 1 e 2 – PCR Qualitativa

  1. Amostras de urina: Devem ser coletadas em frasco estéril e entregues no Laboratório de Genética do Nupad (Faculdade de Medicina – 5º andar).
  2. Amostras pré-natais e demais fluidos corporais: ...
  3. Amostras de swab, raspagem ou biópsias:

Deve ser solicitado pelo seu médico.

Além disso, há esperança para novas opções de tratamento no futuro, com pesquisas em andamento em áreas como vacinas, terapias baseadas em CRISPR/Cas9 e terapias imunológicas. Com o tratamento adequado e o uso de medidas preventivas, é possível ter uma vida sexual saudável e satisfatória mesmo com o herpes genital.