Tem como ter contato com herpes e não pegar?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

A principal forma de transmissão do vírus do herpes é pelo contato direto com as lesões ativas, ou seja, o uso de preservativo é a forma mais eficiente de evitar a transmissão, já que evita o contato direto com as feridas.

A melhor maneira de se prevenir do herpes genital é usando preservativos durante as relações sexuais. Porém, apesar do uso de camisinhas diminuir as chances de contaminação, ele não elimina o risco por completo, já que as lesões causadas pelo herpes podem surgir em locais não protegidos pelo preservativo.

O herpes pode ser transmitido mais facilmente quando experiencia um surto e feridas ou bolhas ativas estão presentes na pele. No entanto, o vírus do herpes pode ser ainda propagado mesmo que não haja sinais ou sintomas. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando o liquido exsuda delas.

A saída é evitar o contato direto da área com outras pessoas no período em que as lesões estão manifestas. “Enquanto estiver com a lesão, o aconselhado é não beijar, para o herpes oral, e não ter relações sexuais, no caso do herpes genital”, orienta o infectologista.

Pode beijar, mas sem feridinhas
Esse vírus pode ser transmitido através do contato com a lesão ou do compartilhamento de objetos, como toalha e maquiagem. Daí você pensa: “isso quer dizer que se tenho herpes não posso beijar?”. Engano seu.

“O único jeito de evitar a transmissão do vírus do herpes é usar preservativos”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. “Durante os períodos de crise o risco é maior (além do desconforto), mas o herpes genital é sempre transmissível, mesmo quando o portador não está em crise”, completa o médico.

É possível tê-lo e, ao mesmo tempo, não manifestar qualquer ferida. Estudos apontam que cerca de 90% da população mundial já teve contato com o vírus herpes simples tipo 1, mas somente entre 20% e 40% das pessoas chegam a ter sintomas.

O Herpes vírus pode ser identificado indiretamente por exames sorológicos que identificam anticorpos contra o vírus e diretamente detectando o DNA do vírus que está em circulação. O Amplicon realiza o teste de detecção do DNA do vírus da Herpes (HSV1 e HSV2) e libera o resultado em 3 dias úteis.

A herpes é contagiosa na fase de rompimento das bolhas e excreção do líquido.

Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na região genital. O período de incubação do vírus varia de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.

A herpes é um vírus infeccioso, sem cura, que está presente em quase dois terços da população do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos, ou 67% da população, estão infectadas com o herpes-vírus simples (HSV-1).

Não há cura para o herpes genital, mas os sintomas podem ser tratados com medicamentos antivirais. A prevenção inclui o uso de preservativos durante as relações sexuais e evitar o contato íntimo com pessoas que apresentam sintomas ativos da doença.