O que não pode comer depois de uma cirurgia?

Perguntado por: iaraujo9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados. Vale lembrar ainda de evitar os alimentos embutidos, por conta do processo de fermentação que envolve sua produção e a adição de sal.

Além de favorecer inflamações, são alimentos com muito sódio, que causa inchaço e atrapalha a cicatrização. Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide.

O que comer depois uma cirurgia:
*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte. Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.

Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

O pus na região dos pontos simboliza, quase sempre, uma infecção bacteriana na área. Caracteriza-se por ser um líquido amarelo, bem viscoso e com mal cheiro. Ao notar o pus na região ferida, é necessário ir ao médico com urgência para realizar o tratamento da região, entrar com um antibiótico e drenar o líquido.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Quanto maior o consumo desses alimentos, mais difícil ficará o processo de cicatrização. Por isso, é importante que os ovos não façam parte da alimentação por pelo menos uma semana — ou pelo prazo informado pelo profissional de saúde — nos períodos de recuperação de procedimentos cirúrgicos e afins.