O que mostra a verdade o espelho ou a câmera?

Perguntado por: afogaca7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Espelho é responsável por percepção de estar feio na foto
No entanto, o espelho é responsável por 'enviesar' a imagem que temos de nós mesmos: Se você se lembra das aulas de ótica do tempo de escola, também deve se lembrar que, ao contrário das câmeras, o espelho inverte as imagens horizontalmente.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

O que poucos sabem, é que o celular tem lentes grandes angulares, normalmente com distância focal entre 24 e 28mm, e sua principal característica é a distorção da imagem devido ao grande ângulo de visão. Tanto a câmera frontal quanto a traseira de um smartphone são grandes angulares.

No nosso dia a dia percebemos como a auto – imagem está em todos os setores da nossa vida. Por exemplo: em uma relação profissional, social e até mesmo amorosa, por essa auto-imagem podemos perceber as motivações, as atitudes e habilidades, os pontos positivos e negativos de uma determinada pessoa.

Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo. Em um recente estudo publicado no periódico International Journal of Women's Dermatology (Ref.

Ou seja, o espelho de fato “espelha” a realidade, e assim nos vemos de forma “invertida”. Em outras palavras, o espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, que constitui nossa perspectiva daquela imagem. A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam.

O que vemos no espelho como realmente somos? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

Cada câmera do celular usa uma lente diferente
Em função disso, elas usam lentes diferentes, que produzem distorções, perspectivas e angulações diferentes. Por este motivo, algumas pessoas gostam mais das selfies tiradas com a câmera traseira do que a frontal.