Qual a melhor nota do Enem para entrar na faculdade?

Perguntado por: iribeiro8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Com uma média de 600 pontos é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados, como algumas Licenciaturas, por exemplo. Cursos como Administração, Direito, Enfermagem, Engenharias e Medicina são tradicionalmente mais concorridos e apresentam notas de corte mais elevadas, geralmente acima de 700 pontos.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

450 pontos

Ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas. Não pode ter zerado na redação. Apresentar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Não ter curso superior.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Conclusão. Tirar nota 1000 na redação do Enem pode ser um grande diferencial para a sua vida acadêmica e profissional. Para alcançar essa pontuação, é necessário atender a todas as competências avaliadas na redação e ter um bom repertório sociocultural.

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Tirar 700 pontos no Enem é um resultado muito positivo. Essa pontuação representa mais de 60% do total de questões da prova e é considerada uma nota excelente.

Mariana saiu de 760, em 2018, para a nota 980 em 2022. Ela disse que possuía dificuldades na redação, mas com a constância nos estudos, conseguiu evoluir. "Nos anos anteriores, eu tinha muita dificuldade em fazer redação.

Para garantir as bolsas integrais ou parciais do ProUni é preciso ter participado de pelo menos uma edição entre as duas últimas do Enem tendo um bom desempenho, já que é exigida a média mínima de 450 pontos.

Aqueles que pretendem usar a nota para este fim devem marcar a opção correspondente no momento da inscrição do Enem. Além disso, é preciso atingir a seguinte pontuação: 450 pontos em cada uma das provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 500 pontos na redação.

Para conseguir uma bolsa com a nota do Enem pelo Prouni, é necessário atingir uma pontuação exigida para o curso que deseja, deve ainda, levar em consideração a faculdade, campus e turno, visto que esses requisitos influenciam diretamente na nota de corte.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Conclusão. Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

Algumas faculdades exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, mas essa não é a regra geral. Para alguns cursos, basta não ter zerado nas provas do Enem. Há faculdades que oferecem, inclusive, bolsas de estudo com até 80% de desconto das mensalidades.