O que mais gosto no outono?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Cheiro de canela, chocolate, grama molhada, velas, bolo quentinho, maça.. Cores, cheiros, sabores, o sentir, tudo na paleta do Outono me encanta, consigo sentir algo bom em cada sentido meu nessa estação, de verdade.

Dentre as suas diversas características, destaca-se a queda das folhas e da temperatura. Essa estação é sentida e vivida melhor no Hemisfério Norte da Terra. A chegada do outono é marcada pela presença dos equinócios, tanto no Sul quanto no Norte.

As temperaturas mais agradáveis
Se você quer fazer trilhas, caminhar desbravando novos lugares e praticar esportes de ecoturismo, o outono tem temperaturas mais agradáveis que permitem curtir os lugares sem sofrer com o calor ou o frio.

A baixa umidade, a redução da luz solar e o aumento de ventos fazem com que haja queda nas folhas de algumas árvores. Temperaturas amenas e queda de folhas são comuns no outono. A transição entre verão e inverno também é sentida na instabilidade das temperaturas ao longo de uma semana, por exemplo.

Na natureza, os movimentos do outono aparecem nas folhas que começam a secar e cair, um movimento necessário para que folhas novas e exuberantes possam aparecer novamente. É a estação que nos ensina sobre a arte do desapego, sobre as mudanças e ações que antecedem o recomeço.

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva. Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce e louro. Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

As frutas da estação outono são as seguintes: mamão, abacate, caqui, figo, kiwi, laranja, maçã, limão, banana, pera, graviola, uva e manga.

No Outono, então, as pessoas vão se tornando introspectivas, mais desejosas de se abrigar nos seus refúgios, inclinadas a buscar a meditação. As noites retornam mais cedo, úmidas, frias, requerendo outros hábitos, a procura de alimentos mais quentes, ambientes mais calorosos, os banhos mais aquecidos e longos.

A energia do outono nos sinaliza para que passemos a encerrar conscientemente certos projetos, agradecendo pelos resultados (mesmo que esses possam ter sido negativos, agradeceremos pela experiência e aprendizado obtidos) e planejando o nosso caminho futuro.

É tempo de renovação, de mudanças, de se reinventar. Também é tempo de gratidão, refletir sobre seus esforços e agradecer pelos frutos que você está colhendo agora.

Característica do Outono
No outono os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. A temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência.

Principais legumes do outono
Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, ervilha, gengibre, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino, rabanete e tomate.

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima e tangerina. Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce. Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

Entre as cores de outono teremos marrons avermelhados, beiges cremosos e terrosos, verde oliva e verde musgo, amarelos mostarda, ouros, dourados e bronzes, azul petróleo, vermelho tomate, vermelho tijolo, terracota, laranja abóbora, beterraba e uma enorme gama de neutros sempre com subtons expressivos e quentes.

banana

Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana. As plantas da bananeira se renovam constantemente e geram frutos ao longo do ano inteiro.