O que foi a revolução francesa?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Revolução Francesa foi um período, entre 1789 e 1799, de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos.

A Revolução Francesa foi o ciclo revolucionário, ocorrido entre 1789 e 1799, responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789 e foi o marco que espalhou a revolução pela França.

A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo.

Em 1789, acontecia na França a revolução que marcaria o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. A Revolução Francesa causou a queda de uma monarquia, o enfraquecimento da Igreja e o fim da aristocracia.

5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

Quais foram as principais características da Revolução Francesa? As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.

A Revolução Francesa é dividida em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).

Maximilien Robespierre foi o grande líder da Revolução Francesa, ao lado dos jacobinos, também sendo o maior protagonista do período de terror no país. Numa luta constante de instaurar grandes reformas e dar direitos iguais aos indivíduos, Robespierre ficou preocupado com quem não seguia a lei da França.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

O ciclo revolucionário foi fundamental para a formação da sociedade moderna, pois trouxe concepções importante a respeito da democracia. "A Revolução Francesa teve importância na sociedade moderna e liberal atual, ressaltando a importância das liberdades individuais, tripartição dos poderes", explicou.

Fases da Revolução Francesa
Esses dez anos de extensão da Revolução Francesa são divididos em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792) Convenção (1792-1795) Diretório (1795-1799)

Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.

- 5 de maio de 1789: Assembleia dos Estados Gerais em Versalhes. - 14 de julho de 1789: Queda da Bastilha. Os franceses tomam a prisão política que simbolizava o absolutismo do rei Luís XVI. - Agosto de 1789: a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX.