O que é liberalismo?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Liberalismo é uma corrente política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade perante a lei.

O que é Liberalismo? [Resumo]
O Liberalismo é o princípio que defende a ideia da liberdade política e econômica, ou seja, o Estado não deve controlar a economia e as relações sociais. Os teorizadores do Liberalismo adotam principalmente a ideia da liberdade individual e mercantil.

O liberalismo, segundo seus principais teóricos, é uma doutrina que luta pela liberdade e pelos direitos individuais, pela igualdade perante a lei, pela proteção da propriedade privada e pelo livre comércio.

O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista.

O Liberalismo é uma doutrina que valoriza a liberdade individual acima de tudo, em todas as esferas da vida humana. Seu surgimento se dá no período da ascensão da burguesia na modernidade, combatendo ideias associadas ao Antigo Regime.

O liberalismo é uma filosofia política e moral baseada em liberdade e igualdade, defendendo a manutenção dos direitos individuais.

O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas.

Os liberais procuraram e estabeleceram uma ordem constitucional que valorizava liberdades individuais importantes, como liberdade de expressão e liberdade de associação; um judiciário independente e um julgamento público por júri; assim como a abolição dos privilégios aristocráticos.

O liberalismo econômico surgiu quando os Estados Nacionais estavam se constituindo. Assim, um grupo de pensadores criticava o que eles consideravam uma excessiva intervenção do Estado na economia, deixando pouco espaço para a livre-iniciativa.

Já o Estado Liberal é uma organização baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômicos, político, religioso e intelectual. Este Estado possui as seguintes características: • Nega as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Defende o livre mercado. Seu principal teórico é John Locke.

Liberalistas de direita suportam uma economia descentralizada baseada em liberdade econômica, e afirmam que os direitos à propriedade, ao mercado livre, e ao livre comércio, como as formas mais importantes de liberdade.

O Liberalismo Social é uma filosofia política que enfatiza a colaboração mútua através de instituições liberais, em oposição à utilização da força para resolver as controvérsias políticas.

O liberalismo prega a liberdade economica, e com pouca intervençao do estado ou governo na economia. O capitalismo trata-se de um modo economico divido em classes sociais, no capitalismo há o controle da produção pelos monopolios assim como o planejamento da economia.

O liberalismo é uma escola que prevê a liberdade econômica em diversos campos da sociedade global. Essa vertente da economia defende principalmente a total liberdade econômica dos Estados nacionais. O livre mercado, o livre câmbio e a livre concorrência são características defendidas pelo liberalismo.