O que é proletariado?

Perguntado por: iguimaraes . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 16 votos

Proletariado é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho, que ele vende para sobreviver.

Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver”. Karl Marx é o pensador cujo conceito de proletariado é o mais utilizado até hoje.

Karl Marx e o proletariado
Marx afirma ser a classe proletária a responsável pela revolução e pela mudança na organização socioeconômica. A classe proletária é definida por Marx como aquela que trabalha, que vende sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa.

1. Pessoa, geralmente pertencente às classes sociais mais baixas, que vive apenas do rendimento do seu trabalho manual ou mecânico. 2. [ História ] Na Roma antiga, membro da classe pobre que só era útil à República na procriação de filhos.

Resumo sobre proletariado
Seus antônimos são: burguesia, classe burguesa, donos, patrões. Suas características são: não deter meios de produção, receber salários e vender sua força de trabalho. Suas condições eram precárias no início da Revolução Industrial.

A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade.

Estes trabalhadores não dispõem de meios de produção, pelo que se veem forçados a vender a sua força de trabalho à burguesia. Noutros termos, o proletariado é um empregado do burguês, quem, enquanto empregador, lhe paga um salário pelo seu trabalho.

16 sinônimos de proletariado para 2 sentidos da palavra proletariado: A classe trabalhadora: 1 operariado, operários, trabalhadores, empregados, funcionários, colaboradores, assalariados, salariados, contratados, subordinados, subalternos.

Os trabalhadores, o proletariado, recebe, pelos seus serviços produtivos, um salário para a sua sobrevivência e de sua família; salário, este, que nem sempre representa o valor justo. Os preços relacionados aos bens produzidos e serviços prestados, são definidos pelo livre mercado, de acordo com a oferta e procura.

Burguesia é a classe social composta pelos donos dos meios de produção (o que abrange comércio, indústria, proprietários de imóveis e terras, banqueiros). Surgiu com a crise do feudalismo na Idade Média e passou a ser dominante no sistema capitalista após a Revolução Francesa.

Além da indústria, a agricultura foi transformada, e, depois as minas ganharam relevância e começaram a ser exploradas. Foi assim que surgiu os proletários fabris, proletários agrícolas e os proletários mineiros.

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.