O que significa comunismo?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

São características do comunismo: abolição da propriedade privada - tudo pertence a todos e é distribuído de acordo com as necessidades; coletivização dos meios de produção - indústrias, máquinas, tecnologia, etc.

Como resultado, uma sociedade comunista é vista como sendo composta por uma população intelectualmente inclinada, com tempo e recursos para prosseguir os seus passatempos criativos e interesses genuínos, e para contribuir para uma riqueza social criativa desta forma.

Na antiga União Soviética, você era pago de acordo com suas habilidades e contribuições. Se você se saísse bem, era promovido e ganhava mais dinheiro. Se você aparecesse bêbado para o trabalho todos os dias, você ficava no nível mais baixo, mesmo que fosse o filho do chefe.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

O Partido Comunista da Venezuela, mais conhecido como PCV, é um partido político venezuelano fundado em 5 de março de 1931, sendo atualmente a agremiação partidária mais longeva do sistema político venezuelano.

Os pontos negativos do comunismo e socialismo encontram-se no fato de que seu modelo econômico é insustentável e mostrou-se incapaz de efetivamente manter uma sociedade com funcionamento satisfatório, resultando em crises de escassez.

Comunismo é uma ideologia social, econômica e política que tem como objetivo alterar as bases da sociedade e implantar um regime de trabalho e distribuição de renda igualitário, com a abolição da propriedade privada, conforme os ideais propostos pelos filósofos Karl Marx e Friedrich Engels.

A última fase, que durou de Setembro de 1948 a Dezembro de 1949, viu os comunistas tomarem a iniciativa e o colapso do domínio do KMT na China continental como um todo. A 1 de Outubro de 1949, Mao declarou o estabelecimento da RPC, que representou o fim da Revolução Chinesa (como é oficialmente descrita pelo PCC).

O movimento foi influenciado desde o fim do século XIX pela chegada de ideias anarquistas no Brasil chegando ao auge com a greve geral de 1917, depois cresceu com a fundação do Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB) em 1922.