O que foi a guerra fria?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.

Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.

De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram: todo o contexto da Segunda Guerra Mundial; tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico; busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.

A guerra é chamada fria porque não houve uma guerra ou conflitos bélicos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Esta época ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico. A Guerra Fria terminou com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos saíram vencedores deste conflito.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Nye divide os primeiros anos da Guerra Fria em três fases: o início gradual (1945-1947), a declaração da Guerra Fria (1947-1949) e o seu auge (1950-1962).

Durante a Guerra Fria, o Brasil tendeu a se alinhar ideologicamente aos Estados Unidos enquanto buscava o desenvolvimento. Com o fim da Guerra Fria percebe-se a adoção de uma política desnacionalizante e de defesa de interesses tópicos nas divergências com os Estados Unidos.

  • Estados Unidos
  • Vietnã
  • União Soviética
  • Grécia
  • Cuba
  • Europa

Principais características da Guerra Fria
Mesmo que não tenha adquirido um caráter bélico, o conflito ideológico próprio da Guerra Fria era pautado por sutis ameaças, desenvolvimento de armamentos, além da disputa por crescimento tecnológico.

A Guerra Fria terminou com a crise do socialismo e desintegração da União Soviética. A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de 1980.