O que foi a revolução industrial?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A Revolução Industrial foi a transição para novos processos de fabricação na Grã-Bretanha, Europa continental e Estados Unidos, no período de cerca de 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.

O termo Primeira Revolução Industrial marcou o início do processo de industrialização mundial, ou seja, a substituição da produção baseada especialmente na manufatura para a chamada produção de maquinofatura, que contava com a participação de máquinas e equipamentos diversos no processo produtivo.

A Primeira Revolução Industrial possui como marco a substituição da manufatura pela maquinofatura, ou seja, a substituição do trabalho humano e a introdução de máquinas capazes de realizar esse trabalho com maior precisão e em menor tempo.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando força humana, máquinas e energia.

Resumo das características da Revolução Industrial
Forte avanço tecnológico: máquinas a vapor, o carvão como fonte de energia. Surgimento do modelo de produção industrial. Êxodo rural. Maior produção em menos tempo.

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, marcou o surgimento da indústria e a consolidação do capitalismo, gerando grandes transformações no planeta. A indústria têxtil foi a primeira área a ser impactada pelo desenvolvimento tecnológico que marcou a Revolução Industrial.

Mobilizações trabalhistas: devem ser os eventos mais conhecidos entre o que marcou o início da Revolução Industrial. Diversos trabalhadores se juntaram para reivindicar melhorias nas condições de trabalho, às vezes quebrando as máquinas que julgavam culpadas pelo desemprego.

1760 – 1840

É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras. No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda.

Apesar das desvantagens, a Revolução Industrial trouxe muitos benefícios para a sociedade. A produção em massa permitiu que as pessoas tivessem acesso a produtos que antes eram inacessíveis. Além disso, a inovação tecnológica trouxe melhorias significativas na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.