O que fazer quando você trai e se arrependeu?

Perguntado por: imota . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

- Reconheça que errou e que o magoou, mas que está disposta a compensar da melhor maneira possível. - Cheguem a um consenso de como seguir adiante. Pergunte-lhe o que deve fazer para que ele volte a confiar em você e, se estiver de acordo, prometa que fará o possível.

Traí e me arrependi, o que faço?

  1. Dê tempo e espaço à pessoa para que ela expresse as suas emoções. Todas elas têm a sua função e o seu parceiro(a) necessita tempo para curar e assimilar o que aconteceu. ...
  2. Seja responsável. ...
  3. Seja sincero(a). ...
  4. Corte com tudo o que for relacionado com a traição. ...
  5. Seja consistente.

O que fazer após uma traição?

  1. Não tente pagar na mesma moeda. ...
  2. Não ceda à autopiedade. ...
  3. Não deixe outra pessoa tomar uma decisão por você ...
  4. Não aja no calor do momento. ...
  5. Reflita sobre o que você quer para o relacionamento. ...
  6. Reflita sobre o que você quer para você

Quem trai se arrepende de verdade? Segundo Diogo Lara, professor de psiquiatria da PUC-RS e especialista em infidelidade, há sim espaço para o verdadeiro arrependimento depois de uma traição. De fato, os sinais de arrependimento de uma traição no caso masculino são bem diferentes que o caso feminino.

É possível ser feliz no relacionamento depois de uma traição se ambos os cônjuges estiverem dispostos a fazer a relação dar certo. Em outras palavras, quem traiu deve demonstrar sinais de arrependimento e assumir a responsabilidade por seus atos.

De fato, perdoar é um ato nobre do ser humano. Contudo, perdoar uma traição não significa de forma alguma que se queira retomar o relacionamento com a pessoa que traiu. Para algumas pessoas, realmente traição é algo imperdoável, principalmente quando o ato aconteceu diversas vezes e com várias pessoas.

Contar a verdade pode ter várias consequências: alívio da culpa por mentir e ser desleal, revolta do parceiro, ou trazer à tona questões que realmente devem ser consideradas para melhorar a relação”, diz a psicóloga Raquel Fernandes Marques, de São Paulo (SP).

Deus o perdoa, portanto eu também o perdoo. Já perdoei a todas as pessoas e acolho a todas elas com o amor de Deus. Da mesma forma, Deus perdoa meus erros e me acolhe com seu imenso amor. O amor, a paz e a harmonia de Deus envolvem a mim e o outro.

A traição simboliza quebra de confiança. Quando isso acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.

A dor de uma traição vem de vários sentimentos. Sonhos e expectativas criadas desde o início da relação (ou antes mesmo dela). De repente, você percebe que tudo não passou de uma grande ilusão. Ou que sua inteligência foi subestimada.

A recuperação após uma traição é a mesma enfrentada para superar qualquer experiência de dificuldade emocional. É preciso falar muito sobre o assunto, de uma forma honesta, profunda e respeitosa, afirma o psicoterapeuta. Segundo ele, a comunicação é a chave para colocar o relacionamento em ordem.

Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu. Quando a pessoa que traiu está realmente arrependida, o perdão pode proporcionar a renovação da relação e fortalecer ainda mais o relacionamento, e este fato passa a ser apenas uma crise na vida do casal.