O que fazer quando se tem uma crise de vesícula?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Tratamento para vesícula inflamada

  1. Medicamentos. O tratamento a base de remédios visa tratar o colesterol, e por consequência as pedras que causam a inflamação. ...
  2. Dieta pobre em gorduras. Com uma dieta balanceada, esse tratamento busca também diminuir o colesterol com uma alimentação pobre em gorduras. ...
  3. Ondas de choque.

Colocar uma compressa de água morna pode ajudar a diminuir a pressão, aliviando a dor. Beber chá calmante de hortelã-pimenta. Além de atuar sobre a dor, acalma os espasmos na vesícula. Tomar um suplemento de magnésio ou adicionar pó de magnésio na água, conforme orientação médica.

Recomendações

  1. Procure manter uma alimentação rica em fibras e com pouca gordura. Alimentos muito gordurosos podem aumentar o colesterol;
  2. Não fume;
  3. Consulte um médico se os sintomas dolorosos de pedra na vesícula se manifestarem, especialmente se forem acompanhados de febre, náuseas e vômitos.

Sintomas de Pedra na vesícula
Os cálculos biliares podem causar dor no abdome superior direito. Você pode começar a sentir dor de vez em quando ao comer alimentos ricos em gordura, como frituras. A dor geralmente não dura mais do que algumas horas.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).

As carnes magras, como os peixes e a carne de frango também são excelentes adições à dieta de quem sofre com as pedras na vesícula – além de serem ótimas fontes de proteínas e vitaminas do complexo B.

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, o indivíduo deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.

O cardápio para quem tem pedra na vesícula deve ser baseado, principalmente, em alimentos pouco gordurosos, tendo que, por essa condição, diminuir o consumo de frituras e embutidos. Além disso, é fundamental que o paciente aumente sua quantidade de ingestão de água, seja por meio da bebida ou da alimentação.

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Na maioria dos serviços, ceftriaxona e metronidazol ou ciprofloxacino e metronidazol são prescritos para todos.

As principais causas de risco são a obesidade, a dieta com excesso de gorduras animais e poucos vegetais e fruta, a falta de exercício físico, a perda rápida de peso, que ocorrem em alguns tratamentos da obesidade, longos períodos de jejum, uso de hormonas e contracetivos.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.