O que fazer para evitar hemodiálise?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

- não fumar; - controlar a pressão arterial e o diabetes. Além disso, é necessário fazer uso adequado de medicamentos, evitar remédios que agridam os rins, verificar periodicamente o níveis de proteinúria e dosagem de creatinina no sangue por meio de exames, consultar regularmente seu clínico e nefrologista.

Existem alternativas à hemodiálise? principal opção é a chamada diálise peritoneal. A diálise peritoneal consiste na instalação de um cateter na cavidade peritoneal pelo abdome e é através da membrana peritoneal que a filtragem do sangue acontece.

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Adotar um cardápio equilibrado, com alimentos ricos em vitaminas e fibras, praticar atividades físicas, manter um bom convívio social e estar realizado pessoal e profissionalmente são hábitos que ajudam a manter uma vida mais saudável e, consequentemente, evitam o surgimento de doenças.

Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o seu médico nefrologista. A diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado. Como é feita a hemodiálise?

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Depois que começar a fazer hemodiálise, há chances do rim voltar a funcionar ? Não, se o paciente tiver doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A insuficiência renal aguda pode se tornar crônica se não receber o devido tratamento. Para isso definiu-se o tempo de até 3 meses para recuperar o caso se não ocorrer, o paciente será considerado crônico.

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.