O que acontece se eu tomar creatina é não beber água?

Perguntado por: imendes2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.

Sim, você pode tomar creatina direto na boca, por dry scooping. Mas a prática é desnecessária e não traz qualquer vantagem. Alias, tomar o pó puro de creatina pode fazer você engasgar e expelir o suplemento.

Por fim, um dos maiores mitos que envolvem a creatina é justamente a quantidade de água. Em geral, a recomendação deve ser a mesma de qualquer pessoa, sem aumento na quantidade de água. O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Para evitar que a creatina cause inchaço no abdome ou outros problemas de saúde relacionados ao consumo ao seu consumo, é importante tomar a dose recomendada e sempre seguir as instruções do fabricante e consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer suplementação.

Ingredientes: Creatina Monoidratada. Não Contém Glúten. Sugestão de Uso: Recomenda-se a ingestão da porção de 3g (01 dosador medida cheio), 01 (uma) vez ao dia, diluída em 200ml de água mineral, cerca de 30 minutos antes do treino.

A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas).

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

A recomendação é que você ingira cerca de 0,07g a cada quilo do seu peso. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa de 70 kg quer começar a tomar Creatina. Então, basta fazer o seguinte cálculo: 0,07 x 70 = 4,9 g. Ou seja, uma pessoa de 70 kg precisa tomar cerca de 5g de Creatina por dia para aproveitar seus benefícios.

A suplementação deve ser consumida todos os dias, pois sempre que deixar de consumir os estoques de creatina irão se reduzir e como já sabemos quanto mais creatina no interior celular maiores são as influencias sobre o desempenho atlético e recuperação muscular.

Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.

"Embora não exista horário específico para tomar a creatina pura, é ideal que o consumo seja após os treinos. De preferência, junto com uma alimentação que contenha fontes de carboidratos para auxiliar na melhor absorção", indica Bruna.