Quem tem pedra na vesícula fica cansada?

Perguntado por: ucamilo6 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Se houver algum problema com a vesícula, isso não vai acontecer e o corpo ficará debilitado. Portanto, fique atento se sentir tonturas, enjoos, fraqueza e má digestão logo após ter feito a sua principal refeição do dia.

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

Sinais de pedras na vesícula
Sensação de barriga estufada e com gases sinalizam que o processo de digestão está desequilibrado, devido à redução da quantidade de bile que chega ao trato digestivo. Enjoo, azia, indigestão, tontura, após a refeição, são outros sinais de pedra na vesícula.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

O indivíduo pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal. Quadros como esse geralmente são descobertos acidentalmente em exames de rotina.

Enjoo e tontura
É nesse momento que a digestão do que foi ingerido deve acontecer naturalmente. Se houver algum problema com a vesícula, isso não vai acontecer e o corpo ficará debilitado. Portanto, fique atento se sentir tonturas, enjoos, fraqueza e má digestão logo após ter feito a sua principal refeição do dia.

Na maioria dos casos, a presença de pedra na vesícula é assintomática e podem até ser eliminadas nas fezes sem que o paciente perceba. Porém, quando aumentam de tamanho, os cálculos se tornam maiores que o orifício de saída da vesícula.

Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento. Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente.

Quando começam as surgir sintomas como dor intensa e vômitos, sobretudo após a alimentação, é preciso ir urgente ao médico para realizar o diagnóstico. Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente.

O que não se pode comer quando se tem pedra na vesícula?

  1. Carnes vermelhas;
  2. Manteiga;
  3. Doces em geral;
  4. Alimentos processados com gordura saturada, como embutidos (mortadela, presunto, salsichas) ;
  5. Produtos industrializados;
  6. Frituras.

“A partir do momento em que se faz o diagnóstico de colelitíase (cálculos ou pedras na vesícula), independentemente de sintomas, é indicado iniciar o planejamento para a remoção da vesícula biliar. A mesma recomendação cirúrgica é válida para o paciente que apresenta pólipos na vesícula”, esclarece o médico.

A colelitíase, ou pedra na vesícula, é um problema que na maioria das vezes não provoca sintomas. Entretanto, quando eles se manifestam, ocorre principalmente a dor abdominal, que é intensa e aparece rápido, podendo durar de 30 minutos a poucas horas.

As pedras na vesícula podem ser tratadas por Litotripsia, que são ondas de choque que quebram as pedras em pedaços menores, mais fáceis de atravessar os ductos biliares até o intestino, onde serão eliminadas pelas fezes.

A principal solução para pedras na vesícula é a cirurgia. A cirurgia é a solução recomendada para quase todos os casos de pedras na vesícula biliar. O procedimento tem baixo risco e é normalmente realizado por videolaparoscopia. Publicado em 22 de março de 2022.

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.