O que faz mais mal o cigarro ou o álcool?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

A pesquisa mostrou que fumar aumenta a chance de um jovem consumir maiores quantidades de bebida alcoólica.

A combinação de fumar tabaco com o consumo de álcool é particularmente perigosa, e o risco de cancro que advém desta combinação é particularmente elevado.

Absintho, a fada verde
O absintho chamado de suisse possui teor alcoólico variando de 68% a 72%, mas sua venda é terminantemente proibida em terras brasileiras (somente a versão ordinaire com graduação em torno de 45% é liberada).

Elas indicam que os cigarros eletrônicos são pelo menos 95% menos prejudiciais do que os cigarros”, declara.

A nicotina tem efeito estimulante discreto. No início do consumo, ela pode mesmo causar tontura, formigamentos e pequenas alterações do humor. Em geral, essas sensações passam à medida que a pessoa começa a consumir cigarros com maior freqüência.

Tolerância ao álcool genética
Para algumas pessoas, a baixa tolerância é causada por uma falta natural da enzima chamada acetaldeído desidrogenase. Quando a maioria das pessoas ingere álcool, essa enzima ajuda a metabolizar o etanol.

Na adolescência, o corpo e o sistema nervoso ainda estão em formação e desenvolvimento. Por isso, o uso precoce de cigarro e de outros produtos de tabaco pode trazer graves prejuízos à saúde ao longo de toda a vida.

>>> Se sentir muita vontade de fumar
Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.

A longo prazo, refrigerantes causam diabetes, enfraquecimento dos ossos, pedras nos rins, pressão alta e câncer. Já cerveja causa doenças no fígado, pressão alta, câncer, arritmia, colesterol alto, acúmulo de gordura nas artérias, então cerveja é pior, mas refrigerante também não é saudável.

Desde o gin até a vodka, destilados de qualidade, puros e bem produzidos, têm menor quantidade de impurezas e, consequentemente, causam menores impactos na saúde quando consumidos com moderação.

Whisky. Vários estudos publicado em jornais e revistas por experts, descobriram que beber whisky reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias. Desde que um cigarro enche seus pulmões com substâncias químicas perigosas, os pulmões não conseguem recuperar-se totalmente.