O que falar sobre meu perfil profissional?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

️ O que deve estar no perfil profissional

  1. Principais conquistas: coloque os principais projetos e resultados. ...
  2. Competências e habilidades: escolha as mais relevantes para a vaga. ...
  3. Formação: mencione sua formação mais recente - cursos de pós-graduação, por exemplo, demonstram a determinação de se manter atualizado.

Você pode utilizar tópicos como:

  • formação acadêmica;
  • principais experiências na sua área de atuação;
  • conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  • competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  • objetivos pessoais e profissionais.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

6 exemplos de como me descrever bem em poucas palavras

  1. 1 – Identifique seus pontos fortes mais relevantes. ...
  2. 2 – Seja específico e evite clichês. ...
  3. 3 – Mencione realizações notáveis. ...
  4. 4 – Adapte sua descrição ao público-alvo. ...
  5. 5 – Inclua aspectos pessoais quando apropriado. ...
  6. 6 – Mantenha a autenticidade.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

  1. Planejadores. Você dificilmente encontrará um profissional desse perfil em pânico. ...
  2. Executores. Autoconfiança: esse é um dos principais traços dos profissionais executores. ...
  3. Analistas. ...
  4. Comunicadores.

No primeiro, faça uma breve introdução sobre você e suas paixões; No segundo, mencione as etapas da sua carreira e as lições que você aprendeu; No terceiro, fale sobre os seus sonhos e o seu futuro; Conclua falando do que você precisa aprender para realizar os seus sonhos.

Toda descrição deve mostrar as qualidades ou características daquilo que está sendo descrito. Por isso, para fazer uma descrição é preciso observar minuciosamente a realidade que se quer descrever e selecionar os traços que a definem e que interessa ressaltar.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.