O que é xenofobia?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação a estrangeiros, ao que vem do estrangeiro ou ao que é estranho ou menos comum, com uma cultura, hábito, etnias ou religião diferente.

A xenofobia faz, deste modo, referência ao ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros. A palavra também é frequentemente utilizada em sentido lato como a fobia em relação a grupos étnicos diferentes ou face a pessoas cuja caracterização social, cultural e política se desconhece.

A xenofobia, normalmente vinculada à discriminação, preconceito e/ou intolerância contra pessoas de outras nacionalidades, também pode ser praticada por meio de discursos de ódio contra contra pessoas oriundas de regiões ou estados específicos do Brasil.

A xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.

Além disso, a xenofobia afeta diretamente e de maneira mais imediata, o ingresso no mercado de trabalho e a integração à cultura local. Por isso, para essas pessoas, o dia a dia é ainda mais difícil e com privação de oportunidades.

'Xeno' vem do grego e quer dizer 'estrangeiro'; 'fobo' também vem do grego e quer dizer 'aversão', 'horror'. As duas formas estão corretas, segundo o professor Pasquale.

Resposta: Na minha opinião, a xenofobia nada mais é que mais um de muitos discursos e atos de ódio que está presente no nosso cotidiano, e que deveria ser mais reconhecido. Sentir medo, aversão profunda ou antipatia a um estrangeiro pode não parecer normal de se presenciar na teoria...

O Ministério da Justiça lançou hoje (13) uma campanha online para combater a intolerância e a xenofobia no Brasil. A ação é feita em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O desenvolvimento local, em especial dos serviços de saúde, deve considerar as necessidades das populações que residem nas regiões de fronteira. Pode parecer uma obviedade, mas é algo que ajudaria a evitar a estigmatização dos migrantes e a xenofobia.

Em geral, podemos dizer que a maior motivadora da xenofobia é, ao lado da questão cultural, a questão racial. Racismo e xenofobia estão, portanto, intimamente ligados.