O que é vieiras?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 2 votos

As vieiras são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa, e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop, em francês são a famosa coquille saint-jacques.

As vieiras tem sabor delicado, “de mar”, lembrando o gosto da carne de lagosta quando cozida no vapor. Comumente, consome-se esse fruto do mar grelhado e gratinado. Saiba ainda que as vieiras são frutos do mar que não sobrevivem muito tempo fora da água, apenas algumas horas, fazendo com que sejam vendidas congeladas.

As vieiras são rico em proteínas e pobre em gordura. Eles são relativamente ricos em colesterol e sódio na dieta (em comparação com outros tipos de frutos do mar), mas ... Por que vieira é tão caro? “Tem custo altíssimo porque é importada.

Vieira é um molusco de carne branca com duas conchas em forma de leque. A carne da vieira tem consistência mais firme que a de outros moluscos, como a ostra, e fica boa grelhada ou gratinada.

No Brasil, podemos encontrar fazendas marinhas desse molusco, como na região litorânea do estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande. Lá são cultivadas em gaiolas subterrâneas com vário pavimentos e redes em volta para que não fujam.

R$ 99,00 /un.

Assim como a ostra, ela pode ser preparada grelhada ou gratinada. Vieiras podem ser utilizadas em diversos pratos diferentes, além disso têm o sabor mais adocicado, contranstando com outros frutos do mar. Com elas, é possível preparar receitas elaboradas, como risotos, ou até mesmo mais simples, como purê.

percebe

Chamado de percebe, o crustáceo de aparência esquisita é considerado o fruto do mar mais caro do mundo.

Como consumir a vieira
Elas podem ser feitas cruas, maçaricadas, ou rapidamente seladas. Porém, não se pode cozinhar ou fritar por muito tempo, pois perdem o sabor, a suculência e a textura.

Apesar de serem parentes das ostras e dos mariscos, existem algumas diferenças fundamentais entre as vieiras e os demais moluscos marinhos. A consistência da ostra, por exemplo, é mais gelatinosa e seu sabor lembra muito a água do mar. Já a vieira não. Ela tem uma textura mais firme, um pouco parecida com a do polvo.

Descrição. A Vieira é um fruto do mar de carne branca e textura bastante delicada. O sabor é adocicado e maravilhoso. Seu preparo exige cuidado para que o cozimento seja rápido.

Vieiras vivem soltas sob substratos arenosos em profundidades de 10 a 20 metros no mar, mas é indicado obter sementes com 10 milímetros – a forma jovem do molusco – de laboratórios especializados em reprodução.

Na Noruega, esse molusco saboroso e exclusivo só é pescado a mão por mergulhadores, fazendo da vieira um dos frutos do mar mais ecológicos do mundo.