O que é vida?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Vida é uma característica que distingue entidades físicas que têm processos biológicos, como processos de sinalização celular e autossuficiência, daquelas que não têm, seja porque tais funções cessaram, ou porque nunca tiveram tais funções e são classificadas como inanimadas.

O que é Vida:
Do latim “vita”, que se refere à vida. É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte . Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa.

Essa “vida” estudada pela biologiapode ser entendida como o conjunto de características que mantém os seres em constante atividade. Esses seres que se mantêm em constante atividade, metabólica, fisiológica, bioquímica e genética são os seres vivos.

Existir é uma condição inata, tudo que existe existe. Nem tudo que existe porém é vivo. A definição de vida é ampla, tanto organismos unicelulares, como bactérias e fungos, quanto organismos multicelulares, como plantas e animais, são considerados seres vivos.

O significado da vida humana, através da abordagem holística, pode ser entendida como o equilíbrio entre os dois princípios básicos (auto-afirmativo e integrativo) e entre os quatros componentes do ser humano (material, mental, emocional e espiritual).

É um recurso interno, construído ao longo da jornada da vida. Um posicionamento frente às adversidades e situações que são inerentes ao próprio viver. Uma escolha de como agir e interagir com o mundo interno e externo.

O sentido da vida é tudo aquilo que nos move, que nos motiva e que constitui significado para a nossa existência, seja um trabalho, um relacionamento, uma crença religiosa, uma causa política, um filho, a relação com os pais ou amigos, uma escolha estética, tocar um instrumento musical, pintar, dançar, ou qualquer ...

Vida é uma característica que distingue entidades físicas que têm processos biológicos, como processos de sinalização celular e autossuficiência, daquelas que não têm, seja porque tais funções cessaram (morreram), ou porque nunca tiveram tais funções e são classificadas como inanimadas.

A vida é um delicado equilíbrio entre tomar boas decisões e evitar perigos. A vida é confiar em nossos sentimentos, enfrentar desafios, encontrar felicidade, valorizar as lembranças e aprender com o passado. A vida é tão curta que se a colocar a perder, terminará mais rápido.

Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.

Em tese, sobreviver é manter-se vivo e existencialmente no limite do universo, onde a materialidade é a “melhor” forma de expressão. Viver é existir naturalmente, transcender e manifestar as possibilidades da essência de seu ser, além do material.

"Estar vivo" é ocupar um lugar no mundo, é permanecer respirando, é estar andando por aí, em meio às pessoas, tão perto e tão longe delas, e tudo é inútil quando isso é assim restrito. “Viver“ é saber dar valor àquilo que temos, conviver com as pessoas, e amar. Passar por uma autoanálise criteriosa, com muita atenção.

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

Resposta: A vida é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referirː ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; à condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e àquilo que faz com que um ser esteja vivo.