O que é verdade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A verdade é a propriedade de estar de acordo com o fato real ou a realidade. A verdade é geralmente considerada o oposto da falsidade.

O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

De acordo com o professor Cristiano Novaes, para os filósofos René Descartes e Immanuel Kant, a verdade enquanto palavra pode ser definida. “A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse.

Vou me deter em quatro tipos de verdade: a verdade factual, a verdade derivada de crença, a verdade derivada de gosto e a verdade funcional.

Que não é mentira nem fraude; autêntico. [Figurado] Em quem se pode confiar: amigo verdadeiro.

Quando há um objetivo maior, uma motivação realmente forte, torna-se algo mágico e motivador, que faz enfrentar tudo e todos e suportar as adversidades. Isso é viver de verdade.

Para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. Essa percepção da verdade como alcançável é um fator de diferenciação entre Sócrates e os sofistas.

Em lógica, disciplina da filosofia, e, por conseguinte, no discurso, há uma forma de tentar provar alguma teoria chamada de critério de verdade. É quando se utiliza um recurso extra para provar que algo é comprovado.

A primeira é a acepção epistemológica, pela qual a verdade é a adequação entre a inteligência e a coisa, e se opõe ao erro. A segunda é a acepção moral, pela qual a verdade é a adequação entre a inteligência e a sua expressão manifestativa e, nesse sentido, se opõe à mentira.

VERITAS, “verdade” em Latim, vem de VERUS, “real, verdadeiro”, do Indo-Europeu WERE-O-, “verdadeiro, merecedor de confiança”.

A verdade se mostra, assim, como adequação, e encontra seu lugar no primado das razão e das subjetividade. Porém, no fundamento esquecido da metafísica, do qual nos fala Heidegger, é pensada a verdade em um sentido mais originário do que adequação, e donde este ultimo deriva.

Desta forma, segundo Nietzsche, as verdades que poderíamos obter através das palavras seriam de ordem tautológica, ou seja, através delas o homem reencontraria apenas o que ele próprio já havia inserido nas designações; ou seja, seria apenas um engano ou ofuscamento.

A verdade, os dados indiscutíveis, pontuais, factuais, são a única coisa que efetivamente se pode provar que aconteceu; mas o real, a história que une os fatos e os cola em uma narrativa única, depende muito mais do contador da história do que de sua cronologia – e, portanto, embora estejam naturalmente sujeitas a ...

Uma pessoa verdadeiramente íntegra assume responsabilidades, mesmo que elas pareçam difíceis. Ao errar, ela dará um jeito de admitir o problema e fazer o possível para repará-lo. No geral, pessoas verdadeiras não tentarão fugir de uma situação, mas trabalharão para que ela seja resolvida com sucesso.

A verdade pode doer, mas o melhor meio de se resolver algum problema é com ela. A mentira pode cobrir por um momento o que você não quer revelar, mas ela não é duradoura, só engana durante um tempo. A franqueza também exige responsabilidade, falar o que pensamos sem medir as consequências pode significar descontrole.