O que é vape?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

O cigarro eletrónico ou cigarro eletrônico, também chamado de vape, e-cigarro é um Dispositivo Eletrônico para Fumar que simula o tabagismo um aparelho mecânico-eletrônico alimentado por bateria, baseado na vaporização do e-suco/e-líquido, onde o usuário inala o vapor.

Riscos do uso de cigarro eletrônico
Aqueles que usam vapes estão mais predispostos a desenvolver diversos tipos de câncer (principalmente de pulmão, esôfago, estômago e bexiga), doenças pulmonares como o enfisema e doenças cardiovasculares.

Entenda o que é o vape, para que serve e quais seus efeitos no organismo. O vape é um tipo de cigarro eletrônico. Ele funciona aquecendo um líquido constituído por aromatizantes e nicotina, que então é inalado e exalado pelo seu usuário. Seu uso foi popularizado como uma alternativa para o cigarro convencional.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o uso do cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de se experimentar o cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro.

A maioria dos bons, ficam numa média de R$ 200.

Níveis de nicotina encontrados em usuários desse aparelho, também conhecido por “vape”, equivalem ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que tem o Programa de Tratamento do Tabagismo.

A iniciação com cigarro eletrônico entre os jovens se dá pela necessidade de inserção no grupo, por acreditar que ele não é nocivo e pelos diversos sabores colocados à disposição do jovem usuário.

A principal diferença do cigarro eletrônico em relação aos outros produtos é a simulação do ato de fumar, ou seja, a mesma sensação sem causar danos e que pode até ajudar as pessoas a largar o vício. O dispositivo mantém o usuário livre das substâncias tóxicas e cancerígenas, como cádmio, arsênio e muitas outras.

PROIBIDA DESDE 2009. Desde 2009, a Anvisa proíbe a comercialização, importação e propaganda desses produtos. Apesar disso, um levantamento de 2021 do Poder360 mostrou que os dispositivos são vendidos livremente a partir de R$ 20 em Brasília.

A pesquisa mapeou ainda o que motiva as pessoas, de todas as idades, a buscarem os “vapes”. Para 20,5%, o uso foi para “experimentar/curiosidade”. Já 11,6% admitiram que é “porque está na moda”, e somente 11,4% disse consumi-los “porque gosta”.

Além disso, ele também não contém alcatrão na composição. VAPE é pior que cigarro? Apesar da aperência diferente e não possuir a mesma quantidade de componentes químicos que um cigarro convencional, o VAPE também é prejudicial a saúde. Quando o vapor do cigarro eletrônico é inalado, ele chega aos pulmões ainda quente.

Quanto tempo duram os Vape Pods recarregáveis? – Em média, um vape pod dura até 3 dias, às vezes até 5 dias, dependendo de alguns fatores.

Na hora de parar de fumar, é fundamental encontrar um vape que vaporize nic salt. Com o tempo, você pode substituir o dispositivo ou mesmo o juice por uma freebase, com menos índices de nicotina e consequentemente mais saudável.

Em julho de 2022, a Anvisa manteve a proibição da importação e a venda dos DEFs, ou vapes, no Brasil, mas a compra continua ocorrendo pela internet e em pontos de venda do comércio, incluindo camelôs, além de festas e boates.

Como você viu, os pods são aparelhos mais simples, práticos, além disso, são compactos. Já os vapes (também chamados de mods) são maiores e permitem até ajustes de funcionamento (como temperatura, quantidade de vapor, voltagem, potência, etc.) — logo, a média de valor dos vapes é maior do que a dos pods.