O que é uma língua de fogo?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

[Informal] Fazer alguém dizer mais do que queria ou devia; fazer falar. Origem etimológica:latim lingua, -ae.

As línguas de fogo são o símbolo do Espírito, que mudou os corações dos apóstolos em corações cheios da força da Palavra de Deus. A forma de pomba faz lembrar da passagem do dilúvio, quando Noé soltou uma pomba e ela voltou a ele com o testemunho de que a terra era novamente habitável.

Atos dos Apóstolos 2
3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Quando eles falaram naquele dia, as pessoas ficaram pasmas, pois cada uma ouvia na própria língua -- e havia dezoito idiomas diferentes. Os apóstolos começaram a batizar todos os que acreditaram em suas palavras.

A “língua é como um fogo” (v. 6), pois ela está “entre os membros do nosso corpo” e “põe em chamas o curso da nossa existência”. A língua incendeia nossa família, nosso trabalho, nossa igreja. Enfim, ela mete fogo em tudo!

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

O fogo do Pentecostes está sempre queimando nos discípulos
O fogo do Pentecostes queimava em cada um deles até o dia da morte. Mesmo nos nossos dias animais de presa estão rondando a igreja do Deus vivo, e de vez em quando você pode ouvir roncando e rugindo na periferia.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

O fogo de Deus representa o julgamento. Quando ouro é refinado no fogo, todas as impurezas são destruídas fica apenas o ouro puro. O fogo de Deus faz o mesmo em nossas vidas: destrói o pecado. O fogo de Deus destrói quem o rejeita e vive no pecado.

4 O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas, mas muito mais que aprofetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação.

Se todos os crentes regenerados são batizados no Espírito Santo mas nem todos eles falam em línguas, então é óbvio que o batismo no Espírito Santo não consiste no dom de línguas em si, nem tampouco é dele dependente.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

1 Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. 2 Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.