O que é um carma ruim?

Perguntado por: rfernandes3 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O carma ainda é visto por muitas pessoas como algo negativo, um castigo, algo que se deve pagar por não se cumprir de maneira positiva a "lição de casa" imposta pela vida. Essa visão de carma ainda carrega a noção de pecado que a Igreja impôs a nós todos, carregada de nossos medos e desesperanças.

Carma ou karma, em sânscrito, é a força moral de nossas intenções, pensamentos e comportamentos. A palavra significa ação e reação. É uma expressão dinâmica de uma lei natural de responsabilidade, de acordo com a professora Maria José Marinho, yogueterapeuta e reiki máster.

Ao nos consumirmos pela vingança, criamos um karma negativo para nós mesmos. A melhor ação em circunstâncias frustrantes é entregar os pensamentos e intenções negativas ao espírito e redirecionar nossas reações.

Na verdade existem dois tipos de carma: um que requer nosso esforço e aprendizado para sair e um outro do qual não possuímos saída alguma. Se pararmos para observar nossas vidas e as vidas das pessoas mais próximas a nós, poderemos confirmar essa tese.

Karma, nas religiões e filosofias orientais, está relacionado ao princípio de causa e efeito que liga os seres ao Samsara, ou seja, ao ciclo de vida, morte e renascimento. Os princípios do Karma se desenvolveram dos Upanisads Védicos e são fundamentais no Hinduísmo, Budismo, Jainismo e outras religiões orientais.

Por isso, é possível dizer que dentro do amor o karma tem as mesmas características do que na vida como um todo. Isto é toda ação tem a sua reação, e por assim dizer, tudo que você fez anteriormente relacionado ao amor — seja nessa vida ou em outras — vai ter um efeito em seus futuros relacionamentos.

Uma karma é uma dor não chorada - de uma vida passada. Não foi feito o luto. Um karma de amor é uma dor de amor, lá de trás que não foi libertada, que mora em nós e vaza de vida para vida.

A chamada Idade do Carma é encontrada através da nossa data de nascimento, reduzindo-a a dois dígitos, que serão referentes à nossa idade. Consideramos então, que a liberação ocorre 3 anos antes da Idade e 3 anos depois, ou seja durante 7 anos.

Karma familiar: o que seria? Uma ideia que está intrinsicamente ligada ao karma é o karma familiar. Ele possui uma característica realmente genética, visto que ele passa de geração à geração. Muitas vezes uma característica nossa não é de nossa vida passada, mas sim da vida de nossos pais.

Limpar a energia kármica é retirar as sobreposições de encarnações, as vidas passadas que ainda permanecem na pessoa sob a forma de densidade. É, simplesmente, retirar essa energia, através de uma. De acordo com certas crenças, quando uma criança nasce, traz consigo mensagens e reflexos de situações vividas no passado.