O que é uma guerra civil?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Uma guerra civil é uma guerra entre grupos organizados dentro do mesmo estado-nação ou república, ou, mais raramente, entre dois países criados a partir de um Estado-nação que antes era unido.

Guerra Civil é um conflito violento no qual grupos organizados de uma mesma nação disputam o poder. O objetivo é assumir o controle de determinada região ou de toda uma nação, visando conseguir independência ou alteração de políticas do governo.

A guerra civil acontece, normalmente, quando o poder central está fragilizado, deixando espaço para grupos armados ocuparem seu lugar. Assim, ocorrem lutas fratricidas, onde o inimigo pertence à mesma comunidade. No entanto, os grupos envolvidos numa guerra civil podem receber ou não ajuda exterior.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Assim, 1932 é mais um dentre os vários momentos de disputa por poder dentro da história do Brasil e, especificamente, dentro do regime Vargas. Uma guerra civil que, em 9 de julho de 2022, completa 90 anos.

Revolução de 32

Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado do Brasil no século passado. Durante 85 dias, paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.

Guerra civil é um conflito armado travado por grupos que fazem parte do mesmo país. Esse conflito interno pode ser motivado por diversos fatores, tais como disputas políticas, diferenças étnicas, religiosas e culturais, busca pelo controle de recursos econômicos e territórios, derrubada de um governo, etc.

Diversas variáveis podem acabar desencadeando em uma insatisfação popular, revolta e, por fim, culminar em uma guerra civil. As razões mais comuns são instabilidade política e disputa territorial. Porém, a existência de divergências ideológicas, religiosas e culturais também pode fomentar conflitos.

Assim, se os conflitos civis da época da guerra fria aconteciam basicamente por motivos políticos e ideológicos, os "novos conflitos" ocorrem pelas mais diversas razões, entre elas, disputas por territórios, recursos naturais, pressão demográfica, mas também por questões religiosas, ideológicas e culturais.

Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América. A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.