O que foi o dia d?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os desembarques na Normandia consistiram nas operações de desembarque que ocorreram na terça-feira, 6 de Junho de 1944, da invasão dos Aliados da Normandia na Operação Overlord durante a Segunda Guerra Mundial.

Resumo. O Dia D foi uma gigantesca operação anfíbia realizada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Fez parte da Operação Overlord e teve como objetivo principal realizar o desembarque de tropas na Normandia para, então, iniciar a retomada da França, território ocupado pelos alemães desde 1940.

Essa operação foi considerada de extrema importância pelos historiadores, pois iniciou a libertação da França das tropas nazistas e criou um fronte de guerra no ocidente, o que contribuiu para aumentar o desgaste do exército alemão na Segunda Guerra Mundial.

O Dia D, que ocorreu já nos últimos anos da guerra, foi o dia do desembarque das forças Aliadas na Normandia (França), tomada pelos nazistas alemães.

A invasão da costa francesa Normandia ocorreu em 6 de junho de 1944, foi realizada pelos aliados e liderada por americanos, ainda na Segunda Guerra Mundial, no momento em que a França se encontrava tomada pelos alemães. Essa invasão recebeu o nome de “Operação Overlord”.

O general Dwight D. Eisenhower foi nomeado comandante do Quartel-General Supremo das Forças Expedicionárias Aliadas (SHAEF) e o general Bernard Montgomery foi nomeado comandante do 21.º Grupo de Exército britânico, que compreendia todas as forças terrestres envolvidas na invasão.

E o ataque a Pearl Harbour? Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.

Estima-se que nas primeiras 24 horas da invasão, cerca de 4.500 mortes aconteceram, com baixas piores e maiores na praia de Omaha, com cerca de 2 mil soldados americanos, em comparação com as 9 mil baixas das forças alemãs.

O combate do Dia D
A operação militar na Normandia foi liderada pelo general norte-americano Dwight D. Eisenhower, que estrategicamente designou cerca de 150 mil soldados da base dos aliados, 5.300 embarcações, 1.200 tanques de guerras e 12.000 aeronaves.

O Dia D, ocorrido em 6 de junho de 1944, foi a maior operação de guerra da história e combinou diversas forças militares. Essa operação foi um grande esforço promovido pelos Estados Unidos e Reino Unido (Aliados) para criar um novo front de luta contra a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Na manhã de 7 de dezembro de 1941, a Marinha Imperial Japonesa fez um ataque surpresa contra a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí.

A entrada dos Estados Unidos nesse cenário de guerra deu-se quando os japoneses atacaram a base naval de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, resultando em certa destruição material para a Marinha americana e na morte de cerca de duas mil pessoas.

O ataque à base naval americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, foi o fator determinante para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.