O que era barroco?
Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Qual é a definição do barroco
Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
Qual é a principal característica do barroco
Características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.
O que apresenta o estilo barroco
O estilo barroco é caracterizado por movimentos exagerados e detalhes claros usados para produzir drama, exuberância e grandeza em escultura, pintura, arquitetura, literatura, dança e música. A iconografia barroca era direta, óbvia e dramática, pretendendo apelo sobretudo aos sentidos e às emoções.
Como ficou conhecido o barroco
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
Quais são os estilos do Barroco
Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601. No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo".
O que o Barroco trouxe para o Brasil
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Qual a visão do homem Barroco
O homem barroco assume consciência integral no que se refere à fugacidade da vida humana (efemeridade): o tempo, veloz e avassalador, tudo destrói em sua passagem.
Quem foi o maior artista da arte barroca
A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610).
O que não é característica do Barroco
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
Como era a arquitetura barroca
A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.
Por que o Barroco era considerado um estilo de arte grotesco
O barroco era considerado um estilo artístico grotesco, visto que para os críticos artísticos da época essa tipologia de arte não levava em conta as regras do estilo clássico. De forma que o termo “barroco” tem como significado literal, algo absurdo ou grotesco.
Quais são os sete artistas brasileiros da arte barroca
7 artistas brasileiros de arte barroca que você precisa conhecer
- Aleijadinho. Estátua do Aleijadinho. ...
- Mestre Ataíde. A Ultima Ceia, 1828. ...
- José Joaquim da Rocha. ...
- Eusébio de Matos e Guerra. ...
- Jesuíno do Monte Carmelo. ...
- José Teófilo de Jesus. ...
- Agostinho de Jesus.
Quais são as músicas barrocas
Principais obras: Concerti Grossi, Sonatas, música de câmara, tocatas para órgão e cravo solo, motetos, inúmeras missas, 783 cantatas e 117 óperas.