O que e romantismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O romantismo é um movimento artístico e intelectual que se originou na Europa no final do século XVIII. Na maior parte da Europa, atingiu o seu auge entre aproximadamente 1800 e 1850.

O romantismo é um movimento artístico e cultural que privilegia as emoções, a subjetividade e o individualismo. Contrário ao objetivismo e as tradições clássicas de perfeição, ele apresenta uma visão de mundo centrada no ser humano com destaque para as sensações humanas e a liberdade de pensamento.

O romantismo é um movimento artístico e cultural caracterizado pelo sentimentalismo, subjetivismo e fuga da realidade. Esse movimento surgiu no século XVIII na Europa, durante a revolução industrial, e logo se espalhou por diversos países como: França, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Portugal.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.

Ele é caracterizado pelo subjetivismo, excesso sentimental, idealização e fuga da realidade. Em Portugal, o romantismo levou à produção de obras famosas, como: Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco, e As pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

É saber contornar situações em que há discordância e desentendimento, silenciando, para não quebrar o elo de confiança e respeito em que se baseia o amor de sua vida. É acordar de manhã e sorrir sem ter motivo, pelo simples fato de poder contemplar o rosto do outro, mais um dia.

O romantismo no Brasil se caracterizou, num primeiro momento, pela busca da identidade nacional e resgate das tradições e valores da cultura popular e do folclore. Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos.

São temas da segunda geração do Romantismo brasileiro o tédio, a melancolia, o mistério, a noite, a desilusão, a frustração, o isolamento, a perda de sentido da vida, a idealização do amor e da mulher, e a solidão, expressos na forma de um individualismo exacerbado.

A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é invariavelmente suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastel são as cores de eleição para quem pretende romantizar um espaço.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.