O que é uma fração composta?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Frações compostas ou complexas são frações onde o numerador e o denominador também são frações.

A fração mista, conhecida também como número misto, é o número representado por uma parte inteira e uma parte fracionária. Quando o número racional não é inteiro, podemos representá-lo como uma fração. Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador.

Uma fração é aparente quando ela representa um número inteiro, ou seja, quando o numerador é divisível pelo denominador. Exemplos: 22→2∶2 = 1. 84→8∶4=2.

3 - Tipos de fração. → Fração própria; → Fração imprópria; → Fração aparente; → Fração irredutível; → Fração ... Os tipos de frações são próprias, impróprias, mistas e aparentes. Entenda a diferença e saiba para que serve e quando usar cada tipo.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

As frações impróprias, no entanto possuem numerador com valor absoluto maior que o do seu denominador. A fração 7/3 é um exemplo de fração imprópria. A fração 7/3 representa mais que uma fração de um inteiro. Na verdade ela representa 2 inteiros e 1/3.

Definimos, assim, uma fração decimal como sendo aquela em que o denominador é uma potência de 10. A grande vantagem das frações decimais em relação às demais frações está na transformação da fração em um número decimal, isto é, aquele que tem vírgula.

Frações próprias: são aquelas cujo numerador é menor do que o denominador, ou seja, são partes tomadas de um inteiro. b. Frações impróprias: são aquelas cujo numerador é maior do que o denominador, ou seja, representa mais do que um inteiro (uma unidade) dividido em partes iguais.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

4 – quatro quintos.

Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.

Frações impróprias
Têm o numerador maior que o denominador.