Como achar o denominador comum de uma fração?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Uma maneira de encontrar o denominador comum de duas (ou mais!) frações é listar os múltiplos de cada denominador até encontrar o menor múltiplo que eles têm em comum.

A fração é uma representação da divisão entre dois números. O número que fica em cima é o numerador, e o número que fica embaixo é o denominador.

Expressão usada para que duas ou mais pessoas em uma discussão e/ou negociação cheguem a um ponto de equilíbrio onde as duas partes tenham ganho ou prejuízo iguais.

MMC e frações
O mínimo múltiplo comum é utilizado também para realizar as operações de adição e subtração de frações. Para somar ou subtrair duas ou mais frações, basta calcular inicialmente o MMC entre os denominadores e, em seguida, dividir esse MMC pelo denominador e multiplicar o resultado pelo numerador.

Quando os denominadores são diferentes é preciso igualá-los. Isto é feito a partir do mínimo múltiplo comum (MMC), que nada mais é do que o menor número capaz de dividir outro número. O MMC é 280, por quê? Após encontrar o MMC de 7, 8 e 5, temos de o dividir pelo denominador de cada fração e multiplicar pelo numerador.

Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços). Como vimos na alternativa anterior, o denominador da fração é 9, pois corresponde ao número total de peças do quebra-cabeça. O numerador da fração pode ser calculado ao subtrairmos o número de peças totais pelo número de peças que faltam. .

B: chamado de denominador, é número escrito na parte inferior e indica o número de partes em que dividimos cada unidade. E não pode ser igual a 0 (zero).

O resultado simplificado da fração 2/8 é 1/4. Para simplificar uma fração, dividimos tanto o numerador quanto o denominador pelo maior fator comum (MFC) entre eles. Nesse caso, o MFC de 2 e 8 é 2. Ao dividir 2 por 2 e 8 por 2, obtemos a fração simplificada 1/4.

Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo).

Todas as frações possuem a mesma estrutura, o que muda são os números que representam o numerador e o denominador. Veja a seguir alguns exemplos de representação de frações. Não pare agora...

Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
M(30) = 0, 30, 60, 90, 120, 150, 180, … O MMC entre 20 e 30 é equivalente a 60.

Então, o MMC (48, 84) = 336.

MMC: “A gente usa muito quando é preciso somar ou subtrair duas frações. Para deixar o denominador das duas frações iguais, você pode fazer o MMC – assim, você encontra um número comum entre eles”, explica a professora.

Diferença entre MDC e MMC
O máximo divisor comum, como vimos, é o maior número que divide simultaneamente dois ou mais números. Já o MMC é o mínimo múltiplo comum, ou seja, o menor número que é múltiplo simultaneamente dos números que queremos calcular.