Porque o zero e um número par?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Mas afinal, o zero é um número par, ou não? Agora que já foi esclarecido o que é um número par, torna-se mais fácil responder à pergunta, sendo a resposta afirmativa. O número zero é par, já que dividir zero por dois tem como resultado um número inteiro, ou seja, .

Isto tem uma única exceção, que é o princípio do par, o número 2, que não admite a divisão em partes desiguais, porque ele é formado por duas unidades e, se isto pode ser dito, do primeiro número par, 2.

É por esse motivo que não precisa haver dúvidas quanto ao número zero. Como ele está entre – 1 e 1, que são inteiros ímpares consecutivos, então ele é par.

Consideramos um número como sendo par quando o dividimos por dois e seu resto é zero. Já um número é ímpar quando, na divisão por dois, o resto é diferente de zero.

A unidade dos números pares é igual a 0, 2, 4, 6 ou 8. A unidade dos números ímpares é igual a 1, 3, 5, 7 ou 9. A soma de dois números pares é um número par. A soma de dois números ímpares é um número par.

O último algarismo dos números pares é 0, 2, 4, 6 ou 8; já dos números ímpares é 1, 3, 5, 7 ou 9. Leia também: O que são múltiplos e divisores de um número?

O maior numero par é 88888.

Nem todo número natural possui antecessor. Na realidade, apenas o zero não possui, pois ele é o primeiro número natural e também porque 0 – 1 = – 1, que não é um número natural. Assim sendo, concluímos que o conjunto dos números naturais é limitado.

O zero (0) é um número e também um algarismo usado para representar número nulo no sistema de numeração. Desempenha um papel central na matemática como a identidade aditiva dos números inteiros, dos números reais e de muitas outras estruturas algébricas.

Zero é o menor dos números naturais e não é sucessivo de nenhum outro número natural. Dois ou mais números que se seguem na sucessão dos números naturais são chamados consecutivos. Ex.: 12 e 13 são números naturais consecutivos.

Os números pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8, e os números ímpares são aqueles terminados em 1, 3, 5, 7 ou 9.