Qual e o único número par?

Perguntado por: ezaganelli2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

2

Percebe-se que os números primos, com exceção do número 2, são também ímpares, pois todos os números pares são múltiplos de 2 e, portanto, são compostos. O número 2 é o único número primo que é par.

número 2

O número 2 é o único número primo par, já que todos os demais números pares possuem ao menos 3 divisores, dentre eles a unidade, o próprio número e o número 2. Números naturais não nulos que possuem mais de dois divisores são chamados de números compostos.

Observe que o único número par que é primo é o 2. Isso acontece porque qualquer outro número par é divisível por 2 e, por isso, não é primo.

O único número que é par e primo ao mesmo tempo é 2. O restante dos números pares é divisível por si mesmo, por 1 e pelo próprio 2, já que essa é a definição de número par. Além disso, o número 1 não é considerado primo por causa do teorema fundamental da aritmética, que discutiremos a seguir.

O número 2 é o menor número primo e também o único que é par; O número 5 é o único número primo terminado em 5; Os demais números primos são ímpares e terminam com os algarismos 1, 3, 7 e 9.

Do googol —que também pode ser chamado de dez duotrigintilhões ou dez sexilhões— derivam números ainda mais parrudos, como o googolplex (10 elevado a googol) que, não custa repetir, cara paulistana, não faz nem cócegas no BIG FOOT.

Um número inteiro é par se ele é divisível por 2, ou seja, se a divisão desse número por 2 tem resto igual a 0. Consequentemente, todos os múltiplos de 2 são pares. Assim, todo número par pode ser escrito na forma , em que é um número inteiro.

Mas afinal, o zero é um número par, ou não? Agora que já foi esclarecido o que é um número par, torna-se mais fácil responder à pergunta, sendo a resposta afirmativa. O número zero é par, já que dividir zero por dois tem como resultado um número inteiro, ou seja, .

Ou seja, um número natural é primo se ele é maior que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1. Um exemplo: o número 2. Ele só é divisível por ele mesmo, e por 1. O mesmo vale para 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37...

Se encontrar o resto igual a zero, o número não é primo e se encontrar somente restos diferentes de zero, o número será primo. Neste caso, precisa-se fazer as divisões até obter um quociente menor ou igual ao divisor. 0 13 , portanto 91 não é primo, é um número composto.

Os números primos
O número 2 é o único número primo que é par. Mas e o número 1 é primo ou composto? Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo.

49 não é primo porque é múltiplo de 7. 12 não é primo porque é múltiplo dos números: 2,3,4,6.

Como 101 não é divisível por 2, 3, 5 e 7 então pela proposição 3, 101 não pode ser composto. Logo 101 é primo. Se desejamos obter a lista de todos os primos menores que n devemos excluir dentre os números ímpares de 2 a n aqueles que são múltiplos de todos primos menores ou iguais a n .

Definição 2: Um número natural é primo se ele é maior do que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1. Da definição, decorre a seguinte seqüência de números primos: (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37...) e, como podemos observar, com exceção do 2, todos os demais números primos são ímpares.

parece errado tentar conceber o infinito e de um ponto de vista mais material sim é impossível conceber a ideia de infinito ele não pode ser expresso no mundo material não dá para contar por um tempo Infinito ou coletar infinitas coisas você não tem como segurar o infinito na mão mas.

Você já se perguntou qual é o ultimo número natural? Não existe, é verdade, simplesmente não existe um número natural que seja maior do que todos os outros, cada vez que você pensar em um, poderá encontrar muitos outros maiores que ele, e como isto nunca termina, dizemos que ℕ é um Conjunto infinito.