O que é uma API interna?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

As APIs internas são o oposto das APIs abertas, pois são inacessíveis para consumidores externos e disponíveis apenas para desenvolvedores internos de uma organização.

Uma API é uma espécie de ponte que liga diferentes tipos de software ou aplicações e pode ser criada em várias linguagens de programação. Para além de um bom desenvolvimento, uma API deve ter uma documentação clara e objetiva para facilitar a sua implementação.

APIs externas – que fornecessem acesso para dados e funcionalidades para aplicações usadas na “ponta”, além dos “muros” da organização atendendo clientes, fornecedores e parceiros. Geralmente, essas APIs podem serem consumidas por aplicações criadas por desenvolvedores que não trabalham na empresa.

API é um conjunto de rotinas de programação que permite a integração de dois sistemas ou plataformas diferentes. Ou seja, a API é como se fosse uma ponte, realizando a integração de programas que, inicialmente, não conversam.

Quais são os tipos de APIs?

  • APIs abertas ou públicas.
  • APIs privadas ou internas.
  • APIs entre parceiros.

A expressão Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, originou o acrônimo API. APIs são “tradutores” com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos.

Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.

APIs abertas são aquelas que os "proprietários" disponibilizam para que outras empresas utilizem o código e façam integração com outros sistemas. Ou seja, trata-se de uma API disponível para desenvolvedores externos. Mas isso não significa que seja uma API livre, sem autenticação, controle ou custos.

Grosso modo, as APIs privadas são usadas internamente por uma empresa ou organização para integrar sistemas internos e controlar o acesso a dados sensíveis, enquanto as APIs públicas são disponibilizadas ao público para integrar aplicativos de terceiros.

O Conceito de API de integração
É um conjunto de instruções, rotinas e padrões de programação utilizados em conjunto, permitindo que dois sistemas interajam entre si para oferecer um serviço útil ao usuário através de uma interface inteligente e inteligível.

Na hora de descrever a API é preciso que os arquivos sejam criados no formato JSON. Se por um lado isso facilita o trabalho de programadores, por outro pode ser algo complexo demais para alguém que não esteja tão envolvido com o código.

8 sites para encontrar a API ideal para você

  1. 1: ProgrammableWeb.
  2. 2: PublicAPIs.com.
  3. 3: APIs.io.
  4. 4: Algorithmia.
  5. 5: Product Hunt.
  6. 6: Google APIs Discovery Service.
  7. 7: API Harmony.

Uma API funciona como uma ponte entre duas aplicações.
Dessa forma, uma aplicação interessada em utilizar os serviços de outra pode fazê-lo por meio de uma interface fácil de utilizar. De forma semelhante, mas não idêntica, um Web Service é uma interface projetada para funcionar em rede.

O Open Api, anteriormente conhecido como Swagger, é hoje o padrão mais utilizado para documentar API's.

É uma API de alto nível que fornece modelos de objetos imutáveis para estruturas de objetos e matrizes JSON. Estas estruturas JSON são representadas como modelos de objetos usando os tipos do Java JsonObject e JsonArray. Na Tabela 1 são incluídas as classes e interfaces principais da API de modelos de objetos.

O Amazon API Gateway é um serviço da AWS para criação, publicação, manutenção, monitoramento e proteção de APIs REST e WebSocket em qualquer escala. Os desenvolvedores de API podem criar APIs que acessem a AWS ou outros web services, bem como dados armazenados na Nuvem AWS .