Como é feito uma API?

Perguntado por: ualmada9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.

Como desenvolver uma API: o que você precisa saber

  1. Compreensibilidade.
  2. Consistência.
  3. Descoberta.
  4. Facilidade em tarefas simples.
  5. Preservação de investimento.

Trata-se de um conjunto de rotinas e padrões muito utilizados na web para facilitar a integração entre diferentes sites e aplicativos. O Google Maps, por exemplo, fornece uma API para que outros produtos utilizem os mapas em seus serviços. As APIs também são utilizadas em vários outros tipos de softwares.

Uma API consiste em um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseados na web. Em outras palavras, é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos.

Considerando todos os fatores, podemos dizer com segurança que desenvolver uma API custará muito dinheiro. O custo de desenvolvimento é estimado em aproximadamente $ 15.000 - $ 20.000.

Um exemplo de API muito comum é o Google Maps. Quando um site adiciona o Google Maps para mostrar o endereço físico de um espaço no seu site, por exemplo, ele está usando uma API. Ou ainda em uma plataforma, quando o usuário final vai colocar os dados do seu cartão para fazer uma compra.

Criar uma API não é algo fácil e nem mesmo barato.
Uma API consome muito mais trabalho do que um software sem uma API. Porém, com uma API podemos criar sistemas melhores e minimizar o entendimento deles. Através do reuso também podemos nos concentrar no mais importante: a lógica da aplicação.

Quais tipos de API existem?

  • APIs públicas ou abertas. ...
  • APIs privadas ou internas. ...
  • APIs de parceiros de negócio. ...
  • APIs compostas. ...
  • API de dados. ...
  • API de sistemas operacionais. ...
  • APIs remotas. ...
  • APIs web.

Na prática, uma API é um conjunto de padrões, instruções e rotinas de programação que permitem o acesso às funcionalidades de um aplicativo por um outro software. Dessa forma, é possível fazer com que dois sistemas diferentes “conversem” entre si e compartilhem dados, funções e serviços.

Quanto tempo demora para fazer uma API? O tempo de criação de uma API varia conforme a complexidade do projeto. Sistemas simples podem ser criados em poucos minutos. Porém, caso seja necessário criar algo robusto, extenso e com uma segurança reforçada, o processo de criação pode demorar semanas ou, até mesmo, meses.

O perfil de investidor apurado tem validade de até 24 meses, porém poderá responder novamente o questionário de API para nova análise a qualquer momento.

Confira as 7 melhores práticas para garantir a segurança de API:

  1. Autorização e autenticação. Implemente outros padrões e métodos de autenticação e autorização além do login do usuário e senha, ou mesmo da autenticação de dois fatores. ...
  2. Criptografia. ...
  3. Monitoramento. ...
  4. Controle de dados no back end. ...
  5. Aplicação de testes de API.

APIs REST e APIs HTTP são produtos da API RESTful. As APIs REST são compatíveis com mais recursos do que as APIs HTTP, enquanto as APIs HTTP são projetadas com recursos mínimos para que possam ser oferecidas por um preço mais baixo.