Qual a diferença entre REST e API?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma API promove a conexão entre um usuário e uma aplicação, mas sem que ele precise dos detalhes da estrutura e do desenvolvimento do sistema que está tentando utilizar. A categoria REST apresenta alguns critérios específicos, que visam padronizar e flexibilizar essa comunicação entre diferentes plataformas.

APIs REST e APIs HTTP são produtos da API RESTful. As APIs REST são compatíveis com mais recursos do que as APIs HTTP, enquanto as APIs HTTP são projetadas com recursos mínimos para que possam ser oferecidas por um preço mais baixo.

APIs REST são independentes da tecnologia usada. Você pode escrever aplicações de cliente e servidor em várias linguagens de programação sem afetar o design da API. Também é possível alterar a tecnologia subjacente em ambos os lados sem afetar a comunicação.

Essencialmente, Rest é Representational State Transfer que, em português, é “Transferência de Estado Representacional”. Por sua definição, trata-se de um conjunto de princípios e definições necessário para a criação de um projeto com interfaces bem definidas. É, na verdade, uma abstração da arquitetura da Web.

REST, ou Representational State Transfer, é um estilo arquitetônico aplicado para fornecer padrões entre sistemas de computador na web, facilitando a comunicação entre eles.

O REST funciona somente com HTTPS. O SOAP oferece suporte somente para a troca de dados XML. O REST oferece suporte XML, JSON, texto simples e HTML. As mensagens SOAP são maiores, o que torna a comunicação mais lenta.

API ou Application Programming Interface, que em português quer dizer Interface de Programação de Aplicações, é um conjunto de funções e procedimentos que permitem a integração de sistemas, permitindo a reutilização das suas funcionalidades por outras aplicações ou software.

Pode-se afirmar, então, que casos onde o REST funciona bem são: Situações em que há limitação de recursos e de largura de banda: A estrutura de retorno é em qualquer formato definido pelo desenvolvedor e qualquer navegador pode ser usado. Isso porque a abordagem REST usa o padrão de chamadas GET, PUT, POST e DELETE.

REST é um conceito arquitetural muito complexo, mas que no fim visa tirar vantagem de todas as características do protocolo HTTP, que é um protocolo de transporte. O JSON é somente uma forma de representar informações que precisam ser transportadas de um lado para outro.

API significa interface de programação de aplicações, um conjunto de definições e protocolos para criar e integrar softwares de aplicações.

Para ser uma API REST, a API deve respeitar seis regras conhecidas como «restrições de arquitetura» ou «princípios de conceção».

  • Interface uniforme. ...
  • Separação cliente-servidor. ...
  • Ausência de estado. ...
  • Capacidade de cache. ...
  • Código a pedido.

Abra o assistente Criar uma API REST clicando em Arquivo > Novo > API REST . Insira um nome para a API REST. O nome que você especificar é usado como o nome do projeto no IBM Ferramentas de Integração. Selecione Crie uma API REST e defina recursos e operações você mesmo.

Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.

Os principais princípios do REST envolvem separar sua API em recursos lógicos. Esses recursos são manipulados através de solicitações HTTP onde o método(GET, POST, PUT, PATCH e DELETE) utilizado tem um significado específico.