O que é uma analogia bíblica?

Perguntado por: igonzaga2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Ponto de semelhança entre coisas diferentes.

Seu significado era proporção, semelhança, simetria. A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante.

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas.

Analogia é a comparação direta e explícita entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências —, focando na semelhança entre eles.

A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. É um recurso didático para explicar comparações que podem ser mais abstratas, por exemplo, explica-se o desconhecido pelo conhecido, o estranho pelo que é familiar, etc.

A analogia da verdade. Uma outra analogia útil é aquela que aborda a verdade. Supõe-se que Deus seja a fonte de toda a verdade. Portanto, qualquer verdade descoberta, em qualquer campo do conhecimento, é um reflexo de Deus e Sua inteligência, isto é, o homem pode pensar os pensamentos de Deus, após Ele.

A analogía da fé, considerada como urna regra hermenéutica intrínse- camente unida á leitura da Biblia in Ecclesia, tem as suas raízes na própria leitura do Antigo Testamento á luz da revelagáb de Cristo, realizada primeiro pelo Senhor e depois pelos Apostólos e manifestada ao longo dos escritos do Novo Testamento9.

Já as analogias são relações entre uma palavra e outra. Geralmente, se escrevendo usando “é como”. Ele estava branco como uma ovelha. Conteúdo polêmico é como pimenta.

1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

Que tem ou se baseia na analogia (ex.: dicionário analógico). 3. Que apresenta dados, resultados ou indicações com um ponteiro, uma agulha ou afim, por oposição a digital (ex.: balança analógica; mostrador analógico; relógio analógico).

Interpretação analógica Ou intra legem.
É a interpretação necessária a extrair o sentido da norma mediante os próprios elementos fornecidos por ela. Masson (2013, p. 111) explica que ela é necessária quando a norma contém “uma fórmula casuística seguida de uma fórmula genérica”.