O que é analogia na lógica?

Perguntado por: ealvim9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos particulares. Através dele não se chega a uma conclusão geral, mas só a outra proposição particular. Além disso, assemelha-se à indução, mas considera somente um caso particular como ponto de partida.

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas.

Uma analogia é um recurso literário que faz uma comparação inusitada entre duas coisas. O objetivo da escrita de analogias é aprofundar a compreensão do leitor de um ou de ambos os objetos da comparação, seja como meio de explicação ou como forma de fazer uma afirmação mais ampla e direta.

Usando o raciocínio por analogia chegamos a conclusão que se A trabalhar muito duro ficará rico como B. Inferência: é o processo a partir de uma ou mais premissas se chegar a novas proposições. Quando a inferência é dada como válida, significa que a nova proposição pode ser utilizada em outras inferências.

A analogia leva a indução, pela repetição de padrões; A investigação científica da indução leva à dedução, ao testar hipóteses.

Semelhança entre seres, coisas e fatos: 1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

Significado de Analógico
adjetivo Relativo à analogia, à semelhança entre coisas ou ações distintas. Fundado a partir de analogia; ocasionado por analogia. Cujas palavras estão dispostas pela semelhanças de seus sentidos: raciocínio analógico.

Interpretação analógica Ou intra legem.
É a interpretação necessária a extrair o sentido da norma mediante os próprios elementos fornecidos por ela. Masson (2013, p. 111) explica que ela é necessária quando a norma contém “uma fórmula casuística seguida de uma fórmula genérica”.

Já as analogias são relações entre uma palavra e outra. Geralmente, se escrevendo usando “é como”. Ele estava branco como uma ovelha. Conteúdo polêmico é como pimenta.

O pensamento analógico envolve a representação mental que fazemos das relações existentes entre objetos e/ou pessoas. Essas representações são cruciais na vida do ser humano. É basicamente o que nos diferencia (em termos cognitivos) das outras espécies de animais.

Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão. Outros sinônimos de inferência são conclusão, implicação, ilação e consequência.