Quantas linhas tem que ter uma introdução ABNT?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 12 votos

Outra pergunta comum é: “quantas linhas deve ter uma introdução ABNT?”. Precisamos ser claros com você: essa resposta, de forma exata, não existe. Primeiro porque a ABNT não tem nenhuma recomendação sobre tamanho de introdução.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  1. Em torno de 10 parágrafos;
  2. Deve apresentar o tema do trabalho;
  3. Conter o “problema de pesquisa”;
  4. O objetivo final da pesquisa;
  5. Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

A quantidade de linhas da introdução vai variar de acordo com o trabalho, se ele possui menos que 10 páginas, a quantidade de 20 a 30 linhas suficiente, acima de 30 páginas, 40 linhas ou mais serão necessárias. Em trabalhos pequenos, com menos de 10 páginas, aintrodução pode ter de 10 a 20 linhas.

Palavras-chaves: ABNT. Artigo Científico. Normas. A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições.

Tente escrever em torno de 10 parágrafos
Ainda, lembre-se de ser breve e direto. Certamente o tamanho da introdução vai depender do tamanho do seu TCC, mas o ideal é que 10 parágrafos, ou de 1 a 3 páginas, sejam suficientes para uma introdução direta e objetiva.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Toda linha escrita a mais será desprezada pela banca. 4. Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão.

Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória. É na introdução de uma redação que o leitor é apresentado ao conteúdo que será desenvolvido nas outras partes da do texto, como: desenvolvimento e conclusão.

Desenvolvimento do 1º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 1º argumento; 3. Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento; 4.

1.1.1.A introdução
Escreva quatro componentes, provavelmente (mas não necessariamente) em quatro parágrafos: contexto, necessidade, tarefa e objeto do documento. Primeiro, forneça um contexto para orientar os leitores menos familiarizados com o assunto e para estabelecer a importância do seu trabalho.