O que é um volume de produção?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
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O índice de produção industrial aponta as alterações das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo. O principal objetivo do índice é servir como uma medida aproximada da evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria, dado um determinado período de referência.

Para calcular basta:

  1. Obter a saída real de produção dos produtos ou serviços da empresa;
  2. Descobrir qual é o potencial total de produção, ou saída de uma empresa;
  3. Por fim, pegue o número e realize a operação: saída real / potencial de saída X 100.

A escolha de uma estratégia de produção por volume é caracterizada quando a taxa de saída do processo de produção é elevada, ou seja, a produção tem uma alta taxa de produtos prontos em um determinado período de tempo.

As operações produtivas podem variar desde a produção de um volume muito alto de produtos ou serviços (por exemplo, uma fábrica de alimentos enlatados) até a de volumes muito baixos (por exemplo, engenheiros consultores de grandes projetos).

Quanto maior a variedade, em função da flexibilidade da operação, menor será o número de serviços prestados, ou seja, menor será o volume de produção e, consequentemente, os custos fixos serão mais altos unitariamente e o processo não será padronizado.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura.

Usamos o volume para medir quanto cabe dentro de sólidos geométricos, ou seja, os corpos que possuem três dimensões (largura, altura e profundidade) e pertencem à Geometria Espacial.

Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.

A estratégia da produção diz respeito ao estabelecimento de políticas e planos amplos para utilizar os recursos de uma empresa, visando uma melhor sustentação de sua estratégia competitiva a longo prazo.