O que é um folheto de cordel?

Perguntado por: acardoso4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente em versos, na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos. Os folhetos de cordel medem cerca de 12 x 16 cm e como são folhas dobradas, têm número de páginas sempre múltiplos de quatro. Sua capa é feita em xilogravura e apresenta ilustrações que remetem ao conteúdo dos poemas.

O papel para fazer o panfleto costuma ser simples, colorido ou sulfite, no formato A5 ou A6, com poucas cores. Já o folheto é um pouco menor, no formato A5 ou A4, com boa qualidade de impressão e com mais informações.

O cordel tem origem no Renascimento, quando se inicia a impressão de relatos tradicionalmente orais feitos pelos trovadores medievais. Seu nome está ligado à forma como os folhetos eram vendidos em Portugal, pois eram pendurados em cordões para serem expostos aos compradores.

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.

Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome.

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Os principais tipos de panfletos são: panfletos para eventos; os panfletos informativos; panfletos comerciais; panfletos de aviso e panfletos coloridos. Além disso, os panfletos podem ser impressos somente na frente ou impresso frente e verso.

Geralmente os folhetos contam com imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender. Ao mesmo tempo, não podem ser muito grandes nem muito pequenos, pois assim podem perder o interesse das pessoas. Consiste nas representações visuais de informações.