O que colocar em formação no currículo para primeiro emprego?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Como colocar a formação no currículo? Para colocar a formação acadêmica no currículo, comece pelo grau obtido, informe o nome do curso, a instituição e a cidade, finalizando com as datas de início e conclusão. A posição ideal para a formação no CV é entre a experiência de trabalho e as habilidades.

Como colocar graduação no currículo? Um dos principais campos do currículo é o de escolaridade ou formação acadêmica. Para colocar a graduação no currículo, inclua o nome do curso, a instituição de ensino e as datas de início e término. Caso ainda esteja cursando, use “previsão de conclusão em mês/ano”.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida. Assim, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento.

O que colocar no currículo para quem nunca trabalhou?

  • Identificação. No topo de currículo, coloque as suas informações de identificação: ...
  • Formação acadêmica. Se você já está na faculdade ou realizando algum curso de ensino técnico, pode sinalizar aqui. ...
  • Objetivo profissional. ...
  • Experiência profissional. ...
  • Habilidades.

Formação acadêmica nada mais é do que o histórico de sua escolaridade. Em outras palavras, é o raio-x de tudo que você já estudou na vida, começando pelo ensino fundamental e médio, passando talvez pelo ensino técnico e superior, que corresponde à graduação.

Se for uma profissão de nível superior, colocar a formação universitária, a pós-graduação ou os cursos complementares na ordem cronológica inversa; sendo um cargo de nível médio, colocar o ensino médio, o curso técnico geral e os cursos de aperfeiçoamento profissional específicos.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
E aqui você não precisa limitar-se apenas ao universo acadêmico: cursos, aulas de idiomas, projetos pessoais, participação em eventos e atividades extracurriculares também ganham pontos para os recrutadores.

Itens para colocar no currículo de um jovem aprendiz

  1. Cabeçalho com dados pessoais.
  2. Descrição do objetivo.
  3. Educação/Formação.
  4. Habilidades.
  5. Competências profissionais.
  6. Informações complementares (idiomas, cursos de curta duração, certificados, etc)

No ' objetivo ' não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Desempregado ou desocupado
Uma das formas mais comuns de se referir a uma pessoa sem profissão é como "desempregado" ou "desocupado". Esses termos indicam que a pessoa não está trabalhando atualmente, mas podem ter uma conotação negativa ou pejorativa, especialmente no caso de "desocupado".